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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24707
Título: | Ensino de ciências por investigação: efeitos de um curso na formação inicial de professores de química |
Título(s) alternativo(s): | Teaching science through the investigative approach: effects of a course on the initial teacher education of chemistry |
Autor(es): | Gutmann, Ana Paula |
Orientador(es): | Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia |
Palavras-chave: | Ciência - Estudo e ensino Professores - Formação Ensino - Metodologia Material didático Science - Study and teaching Teachers, Training of Teaching - Methodology |
Data do documento: | 11-Dez-2020 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | GUTMANN, Ana Paula. Ensino de ciências por investigação: efeitos de um curso na formação inicial de professores de química. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2020. |
Resumo: | Aprender e ensinar por meio da abordagem investigativa pode ser considerada uma estratégia eficiente de aprendizagem conceitual, atitudinal e procedimental tanto para os níveis básicos de ensino como para a formação inicial de professores. O objetivo desta pesquisa consiste em investigar os efeitos que um curso de ensino de ciências por investigação pode trazer para a formação inicial de professores de um curso de Licenciatura em Química. Este estudo teve como participantes catorze estudantes do curso de Licenciatura em Química, durante as aulas de Didática Geral, de uma universidade pública do norte do Paraná. O percurso metodológico foi delineado de modo que atendesse a necessidade de se investigar como um curso, fundamentado no ensino de ciências por investigação, pode colaborar para a formação inicial de professores em um curso de Licenciatura em Química, após vivenciarem e elaborarem planos de aula voltados para esta metodologia. Nos resultados, observou-se a predominância das concepções dos licenciandos nos modelos pedagógicos tradicional e de redescoberta. E verificou-se as percepções que eles obtiveram quanto ao conhecimento e as aprendizagens do ensino de ciências por investigação. Os resultados da pesquisa demonstram que o curso proporcionou diferentes situações de aprendizagem sobre a metodologia investigativa, ampliando os conhecimentos desses licenciandos sobre metodologias de ensino e permitindo maior segurança para planejar uma atividade a partir do ensino por investigação. Dessa forma, reelaborou-se o curso, o que resultou no produto educacional denominado “Roteiro didático pedagógico: uma proposta de abordagem investigativa na formação inicial de professores do ensino de Ciências”, oportunizando espaços para aprender a planejar atividades na metodologia investigativa e efetivar diferentes práticas de ensino. Esta pesquisa demonstrou-se produtiva no sentido de contribuir com o planejamento e a organização de outros cursos. Deste modo, o material elaborado e aplicado foi validado por oferecer aos futuros professores, vivências, fundamentação teórica e práticas que os auxiliem na compreensão sobre como ensinar e orientar seus futuros educandos, assim como de trabalharem o ensino de ciências por investigação. |
Abstract: | Learning and teaching through the Investigative Approach might be considered an efficient conceptual, attitudinal and procedural learning strategy for early graduate educational years and for early teacher development. This research aims at investigating the effects of what an investigative science course may bring to the early teacher development of Chemistry teachers. Fourteen Chemistry university students from a public university in northern Paraná have taken part in this research during the General Teaching Practice lessons. The methodological path was designed so that it would cater for the need to investigate the way a course based on the teaching of Science through investigation would impact the learning process of future teachers in a university Chemistry course after being exposed and writing lesson plans based on such methodology. In the results, it was observed the predominance of the conceptions of the graduates in the traditional pedagogical models and rediscovery. And it was verified the perceptions that they obtained regarding the knowledge and the learning of science teaching by investigation. The research results show that the course provided different learning situations about the investigative methodology, expanding the knowledge of these undergraduates on teaching methodologies and allowing greater security to plan an activity from investigative teaching. Therefore, the course was restructured resulting in an educational product called: “Didactic-pedagogical guidelines: a proposal for the investigative approach in the development of early years Science graduate students.” This course focuses on fostering the design of activities using the Investigative Approach and internalizing different teaching practices. This research shows itself to be a productive one once it contributes to the planning and organization of other courses. Therefore, the designed and applied material was validated as it offers future teachers the chance to experiment, deepen their theoretical knowledge and practices, helping them to understand how to teach their future students, as well as apply the Investigative Approach in their teaching of Science. |
Descrição: | Acompanha: Roteiro didático-pedagógico: uma proposta de abordagem investigativa na formação inicial de professores do ensino de ciências. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24707 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza |
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