Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24647
Título: O professor de sala de recurso multifuncional e o ensino de frações para deficientes visuais: algumas discussões
Título(s) alternativo(s): The multifunctional resource room teacher and the teaching of fractions for the visually impaired: some discussions
Autor(es): Braga, Geise Thaiana Santos
Orientador(es): Merli, Renato Francisco
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência visual
Ensino - Meios auxiliares
Inclusive education
Students with visual disabilities
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 28-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: BRAGA, Geise Thaiana Santos. O professor de sala de recurso multifuncional e o ensino de frações para deficientes visuais: algumas discussões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: O ensino das frações está contemplado nos documentos curriculares que norteiam o ensino do país, do mesmo modo, a educação inclusiva integra tais documentos. Nesse contexto, o problema motivador dessa pesquisa foi “como o professor da Sala de Recursos Multifuncional ensina frações a alunos com deficiência visual?”. Este estudo teve por objetivo conhecer e analisar a metodologia utilizada por professores de Sala de Recursos Multifuncionais para o ensino de frações a alunos com deficiência visual. A primeira parte contempla um estudo histórico da inclusão das pessoas com deficiência, em seguida são apresentados recursos utilizados no ensino de fração para deficientes visuais. O trabalho está fundamentado em procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, assim foi realizada uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturas com professores de Sala de Recursos Multifuncionais de escolas públicas da rede municipal e estadual. Por fim, foram realizadas análises a partir das sete questões auxiliares levantadas pela autora, das falas das professoras entrevistadas e do referencial teórico adotado. As entrevistas ajudaram a obter algumas respostas para as indagações e a formular uma nova questão auxiliar: a de que há três possíveis representações no ensino de fração: a representação das máquinas e dos softwares; a representação dos materiais utilizados pelo professor: Soroban, Cubaritmo, Multiplano, Tangran, Figuras Geométricas, Círculo de Frações, Mosaicos, entre outros e; a representação do cálculo mental, com auxílio do Soroban.
Abstract: The teaching of fractions is contemplated in the curricular documents that guide the teaching of the country, in the same way, inclusive education integrates these documents. In this context, the motivating problem of this research was “how does the professor of the Multifunctional Resource Room teach fractions to students with visual impairment?”. This study aimed to know and analyze the methodology used by teachers of Multifunctional Resource Room to teach fractions to students with visual impairment. The first part contemplates a historical study of the inclusion of people with disabilities, next are presented resources used in the teaching of fractions for the visually impaired. The work is based on methodological procedures of a qualitative nature, so a bibliographical review and semi-structured interviews were conducted with teachers of the Multifunctional Resource Room of public schools of the municipal and state network. Finally, analyzes were performed based on the seven hypotheses raised by the author, the statements of the teachers interviewed and the theoretical framework adopted. The interviews helped to obtain some answers to the questions and to formulate a new hypothesis: that there are three possible representations in fraction teaching: the representation of machines and software; the representation of the materials used by the teacher: Soroban, Cubaritmo, Multiplane, Tangran, Geometric Figures, Circle of Fractions, Mosaics, among others; the representation of mental calculation, with the help of the Soroban.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24647
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofracoesdeficientesvisuais.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.