Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24647
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Geise Thaiana Santos-
dc.date.accessioned2021-04-06T12:49:13Z-
dc.date.available2021-04-06T12:49:13Z-
dc.date.issued2018-06-28-
dc.identifier.citationBRAGA, Geise Thaiana Santos. O professor de sala de recurso multifuncional e o ensino de frações para deficientes visuais: algumas discussões. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24647-
dc.description.abstractThe teaching of fractions is contemplated in the curricular documents that guide the teaching of the country, in the same way, inclusive education integrates these documents. In this context, the motivating problem of this research was “how does the professor of the Multifunctional Resource Room teach fractions to students with visual impairment?”. This study aimed to know and analyze the methodology used by teachers of Multifunctional Resource Room to teach fractions to students with visual impairment. The first part contemplates a historical study of the inclusion of people with disabilities, next are presented resources used in the teaching of fractions for the visually impaired. The work is based on methodological procedures of a qualitative nature, so a bibliographical review and semi-structured interviews were conducted with teachers of the Multifunctional Resource Room of public schools of the municipal and state network. Finally, analyzes were performed based on the seven hypotheses raised by the author, the statements of the teachers interviewed and the theoretical framework adopted. The interviews helped to obtain some answers to the questions and to formulate a new hypothesis: that there are three possible representations in fraction teaching: the representation of machines and software; the representation of the materials used by the teacher: Soroban, Cubaritmo, Multiplane, Tangran, Geometric Figures, Circle of Fractions, Mosaics, among others; the representation of mental calculation, with the help of the Soroban.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectStudents with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleO professor de sala de recurso multifuncional e o ensino de frações para deficientes visuais: algumas discussõespt_BR
dc.title.alternativeThe multifunctional resource room teacher and the teaching of fractions for the visually impaired: some discussionspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino das frações está contemplado nos documentos curriculares que norteiam o ensino do país, do mesmo modo, a educação inclusiva integra tais documentos. Nesse contexto, o problema motivador dessa pesquisa foi “como o professor da Sala de Recursos Multifuncional ensina frações a alunos com deficiência visual?”. Este estudo teve por objetivo conhecer e analisar a metodologia utilizada por professores de Sala de Recursos Multifuncionais para o ensino de frações a alunos com deficiência visual. A primeira parte contempla um estudo histórico da inclusão das pessoas com deficiência, em seguida são apresentados recursos utilizados no ensino de fração para deficientes visuais. O trabalho está fundamentado em procedimentos metodológicos de caráter qualitativo, assim foi realizada uma revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturas com professores de Sala de Recursos Multifuncionais de escolas públicas da rede municipal e estadual. Por fim, foram realizadas análises a partir das sete questões auxiliares levantadas pela autora, das falas das professoras entrevistadas e do referencial teórico adotado. As entrevistas ajudaram a obter algumas respostas para as indagações e a formular uma nova questão auxiliar: a de que há três possíveis representações no ensino de fração: a representação das máquinas e dos softwares; a representação dos materiais utilizados pelo professor: Soroban, Cubaritmo, Multiplano, Tangran, Figuras Geométricas, Círculo de Frações, Mosaicos, entre outros e; a representação do cálculo mental, com auxílio do Soroban.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.advisor-co1Pin, Aline Keryn-
dc.contributor.referee1Merli, Renato Francisco-
dc.contributor.referee2Pin, Aline Keryn-
dc.contributor.referee3Freitas, Cezar Ricardo de-
dc.contributor.referee4Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinofracoesdeficientesvisuais.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.