Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24632
Título: Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais
Título(s) alternativo(s): Continuing in-service training course: a tool for reflection on pedagogical practice in inclusive education for the intellectually disabled students
Autor(es): Iaros, Joselaine Aparecida Hass
Orientador(es): Silva, Sani de Carvalho Rutz da
Palavras-chave: Professores - Formação
Reflexão (Filosofia)
Educação inclusiva
Incapacidade intelectual
Matemática - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Reflection (Philosophy)
Inclusive education
Stupidity
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 20-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: IAROS, Joselaine Aparecida Hass. Curso de formação continuada em serviço: uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica na educação inclusiva para deficientes intelectuais. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: Esta dissertação discute a reflexão sobre a prática pedagógica como instrumento na construção da educação inclusiva para alunos com deficiência intelectual. A temática da pesquisa surgiu da necessidade de compreender, diante das crescentes discussões e pesquisas sobre Educação Especial na perspectiva inclusiva, quais as dificuldades de as práticas pedagógicas serem, de fato, inclusivas. Dessa forma, propôs-se um curso de formação continuada em serviço para poder constituir uma ferramenta para reflexão sobre a prática pedagógica. A pesquisa objetivou investigar as contribuições de um curso de formação continuada em serviço, a prática pedagógica inclusiva para o ensino de números e operações a alunos com deficiência intelectual em um contexto regular de ensino. O estudo de natureza aplicada e abordagem qualitativa utilizou, como ferramenta, a metodologia da pesquisa-ação, e foi realizada com professores da Educação Básica que atuam em turmas regulares que possuem alunos com deficiência intelectual inclusos no município de Ponta Grossa - Paraná. Como produto educacional, um curso de formação continuada em serviço foi desenvolvido, no qual se inseriram os princípios teóricos e a reflexão sobre a prática pedagógica de forma sequenciada e estruturada como instrumento para a construção da educação inclusiva para o ensino de Números e Operações a alunos com deficiência intelectual. A pesquisa fundamentou-se nas contribuições de Vygotsky sobre o processo de ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual. Os resultados indicam que práticas pedagógicas não são de fato inclusivas pela dificuldade que os professores têm de transformar os princípios teóricos em prática pedagógica. Diante dos resultados, evidenciou-se a importância de os professores refletirem sobre suas práticas pedagógicas. Ressalta-se, porém, as reflexões, para exercerem seu valor, devem ser registradas de forma sequenciada e estruturada, para que possam ser consideradas nas próximas práticas pedagógicas. Desta forma, o professor pode constituir evidências de seu trabalho e seus resultados, estabelecendo-se como gestor do desenvolvimento de seus alunos, acompanhando-os de uma forma qualitativa e podendo aprimorar suas práticas pedagógicas para que atendam a necessidade de todos.
Abstract: This work discusses the reflection on the pedagogical practice as an instrument to construct the inclusive educative for students with intellectual disability. The research theme arose from the need to understand, before the discussions and research on Special Education from an inclusive perspective, which are the difficulties on the pedagogical practices being indeed inclusive. Thereunto, a continuing in-service training course was proposed to enable constructing a tool for reflection on the pedagogical practice. The research had as aim at investigating the contributions of a continuing in-service training course for inclusive pedagogical practice to teach numbers and operations for intellectual disabled students in a context of regular teaching. This applied nature study and qualitative approach used the research-action as methodology, carried out with teachers of Basic Education who worked with regular groups that had intellectual disabled students included in Ponta Grossa - Paraná. As educational product, a continuing in-service training course was developed, in which theoretical principles and the reflection on pedagogical practice were inserted, in a sequential and structured way, as instrument to construct the teaching of Numbers and Operations for intellectual disabled students. The research was based on contributions by Vygotsky on the teaching and learning process for intellectual disabled students. Results indicate that pedagogical practices are not indeed inclusive by difficult of teachers to transform theoretical principles into pedagogical practices. Results also made evident the importance of teachers reflecting on their pedagogical practices. However, it is highlighted that to exercise reflection values, they must be reported in a sequential and structured way to enable consider them for next pedagogical practices. Then, teachers might construct evidences of their work and results, establishing themselves as managers for students’ development, monitoring them in a qualitative way and enabling the improvement of pedagogical practices to meet the needs of everyone.
Descrição: Acompanha produção técnica: Curso de formação continuada em serviço para ensino de números e operações em contexto regular para alunos com deficiência intelectual
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24632
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoinclusaodeficienciaintelectual.pdf2,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaoinclusaodeficienciaintelectual_produto.pdf3,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons