Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24585
Título: Contribuições da atividade orientadora de ensino para a organização do ensino de álgebra
Título(s) alternativo(s): Contributions of teaching guiding activity to the organization of algebra teaching
Autor(es): Camargo, Mara Viviane da Silva Pellegrinello
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Álgebra - Estudo e ensino
Ensino - Metodologia
Psicologia educacional
Orientadores educacionais
Publicações eletrônicas acadêmicas - Estudo e ensino
Jogos educativos
Algebra - Study and teaching
Teaching - Methodology
Educational psychology
Student counselors
Scholarly electronic publishing - Study and teaching
Educational games
Data do documento: 3-Dez-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAMARGO, Mara Viviane da Silva Pellegrinello. Contribuições da atividade orientadora de ensino para a organização do ensino de álgebra. 2020. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as contribuições da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino de álgebra. Foram consultadas as produções dos membros do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe), ou seja, as produções científicas disponibilizadas em revistas, livros ou capítulos de livros registradas no Currículo Lattes dos pesquisadores do grupo. O critério adotado para a seleção das produções foi buscar as que continham, no título, nas palavras-chave ou no resumo, as palavras Atividade Orientadora de Ensino (AOE) e álgebra. Para a análise, foi dada ênfase às que evidenciavam as Situações Desencadeadoras de Aprendizagem (SDAs), considerada a materialização da ação central da Atividade Orientadora de Ensino em relação ao ensino de álgebra. É por meio desta materialização que se torna possível a compreensão sobre o que é álgebra, seu movimento, sua essência, pois são nestas ações que estão inseridos o movimento histórico-lógico dos conceitos algébricos que revelam motivos ou necessidades humana que levaram ao seu desenvolvimento. Almejando o objetivo da pesquisa, foi realizada síntese das produções acadêmicas selecionadas e apresentadas as situações-problemas adotadas para superar a fragmentação e a forma empírica de abordagem da álgebra no processo de ensino. Através da pesquisa e análise realizada com as produções do grupo GEPAPe, foi organizado um produto educacional no formato e-book, voltado à práxis do professor da educação básica. O produto educacional está composto pelas ideias centrais da Atividade Orientadora de Ensino, pelos objetivos abordados nas Situações Desencadeadoras de Aprendizagem para o ensino de álgebra, pela forma a serem tratadas e dinamizadas pelo professor, além dos aspectos que orientam a organização do ensino à luz da Teoria HistóricoCultural e da Teoria da Atividade. A intencionalidade do e-book é apresentar uma base teórico-metodológica para a organização do ensino de álgebra, a esses profissionais, otimizando seus processos de ensino.
Abstract: The objective of this research is to analyze the contributions of the Teaching Guidance Activity to the organization of algebra teaching. The productions of the members of the Group of Studies and Research on Pedagogical Activity (GEPAPe) were consulted, that is, the scientific productions made available in magazines, books or book chapters registered in the Lattes Curriculum of the researchers of the group. The criterion adopted for the selection of productions was to search for those that contained, in the title, in the keywords or in the summary, the words Teaching Orientation Activity (AOE) and algebra. For the analysis, emphasis was given to those that highlighted the Triggering Situations of Learning (SDAs), considered the materialization of the central action of the Teaching Guiding Activity in relation to the teaching of algebra. It is through this materialization that it is possible to understand what algebra is, its movement, its essence, since it is in these actions that the historical-logical movement of algebraic concepts is inserted that reveal human reasons or needs that led to its development. Aiming at the research objective, a synthesis of the selected academic productions was carried out and the problem situations adopted to overcome the fragmentation and the empirical way of approaching algebra in the teaching process were presented. Through research and analysis carried out with the productions of the GEPAPe group, an educational product was organized in the e-book format, aimed at the praxis of the basic education teacher. The educational product is composed by the central ideas of the Teaching Guiding Activity, by the objectives addressed in the Triggering Learning Situations for the teaching of algebra, by the way to be treated and streamlined by the teacher, in addition to the aspects that guide the organization of teaching in the light of Historical-Cultural Theory and Activity Theory. The purpose of the e-book is to present a theoretical and methodological basis for organizing the teaching of algebra to these professionals, optimizing their teaching processes.
Descrição: Acompanha: Situações desencadeadoras de aprendizagem para o ensino de álgebra: contribuições do GEPAPe
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24585
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadeorientadoraensinoalgebra.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
atividadeorientadoraensinoalgebra_produto.pdf8,52 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons