Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24428
Título: Investigação de fenômenos da produção textual no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião
Título(s) alternativo(s): Investigation of textual production phenomena in the process of writing and rewriting of opinion articles
Autor(es): Aiolfi, Gabriela Paulina Aparecida
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Textos
Escrita - Estudo e ensino
Comunicação escrita
Dialogismo (Análise literária)
Texts
Writing - Study and teaching
Written communication
Dialogism (Literary analysis)
Data do documento: 6-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: AIOLFI, Gabriela Paulina Aparecida. Investigação de fenômenos da produção textual no processo de escritura e reescritura de artigos de opinião. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é o processo de escritura e reescritura de um artigo de opinião, sobre o qual se estabelece o objetivo desta pesquisa, que é o de descrever e analisar fenômenos que constituam o processo de produção textual desse artigo de opinião. Para tal, é preciso que a escritura seja considerada como um processo, e não como produto. Dessa forma, não se apaga o dialogismo presente no processo de escritura de um texto. Essa é a perspectiva da Crítica Genética, adotada na Oficina de Leitura, Escritura e Reescritura de Artigos de Opinião que ocorre na Universidade Tecnológica Federal do Paraná -Campus Pato Branco, aliando ensino, pesquisa e extensão. Ensino e extensão,pois atende um grupo de alunos do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino, além de atender também acadêmicos de Licenciatura em Letras, treinando-os a serem professores, a terem experiência da docência. Pesquisa,pois realiza a gravação da produção dos articulistas para o empreendimento de estudos como o que aquise apresenta. Assim, neste relatório de pesquisa, apresenta-se o caminho metodológico empreendido, partindo da produção dos dados na Oficina, da gravação deles por meio dos softwares Inputlog (LEIIJTEN; VAN WAES, 2013) e ScreenHunter, bem como de câmeras que captavamo ambiente de produção, e dos critérios de seleção e análise aplicados, seguindo a perspectiva vigotskiana de análise do objeto em seu movimento de desenvolvimento, sobre o processo de uma articulista participante da Oficina. As gravações, realizadas concomitantemente às produções, são analisadas à luz de determinado arcabouço teórico. Para tratar das características do texto escrito e do texto oral,trazem-se Akinnaso (1982), Chafe e Danielwicz (1987), Barros (2000), Biber e Barbieri (2007) e Berber Sardinha, Silva e Teixeira e São Bento Ferreira (2014). Sobre o processo de escritura, com base na Crítica Genética, trazem-se Grésillon e Lebrave (1983), Grésillon (2007) e Salles (2008). Para tratar da relação entre pensamento e linguagem,adotam-se Bakhtin (2016), Volochínov (2013; 2017), Lima (2010; 2016) e Vygotski (1991; 2009). A argumentação é abordada por meio de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2011), Maingueneau (2014)e Berber Sardinha (2017). Sobre os fenômenos específicos a serem analisados, trazem-se Fávero (2010) com o tópico discursivo e Galembeck (2010) com o turno conversacional. Asanálises desta pesquisa revelaram alguns fenômenos presentes no processo de escritura, sendo eles o tópico discursivo e o turno escritural, fenômenos estabelecidos para o início da interpretação dos dados, além do apagamento, da pausa como marcador escritural, da correção, da substituição e da cópia, bem como uma maior preocupação com blocos de palavras referenciais e de posicionamento. Observou-se que, quanto mais objetivo o texto, maior tende a ser o número de tópicos e turnos por ser dificultosa a atividade de resumir o pensamento em palavras. Ademais, verificou-se uma possibilidade rica para análises envolvendo tecnologia e o arcabouço teórico dialógico e genético.
Abstract: The object of study of this work is the process of writing and rewriting ofan opinion article, on which the objective of this research is established, which is to describe and analyze phenomena that constitute the process of textual production of thisopinion article. For that, the writing has necessarily to be considered as a process, and not as a product. In this way, the dialogism present in the process of writing a text is not erased. This is the perspective of Genetic Criticism, adopted at the Workshop of Reading, Writing,and Rewriting of Opinion Articles that takes place at the Federal University of Technology –Parana (UTFPR), Pato Branco Campus, combining teaching, research,and extension. Teaching and extension,because it serves a group of high school students from a public school, besides also serving toundergraduates of a degree in Portuguese and English Languages and Literature, training them to be teachers, to have experience in teaching. Research,because it performs the recording of the writers' production for the undertaking of studies such as the one presented here. Thus, this research report presents the methodological path undertaken, starting with the production of data in the Workshop, which was recorded by the softwareInputlog (LEIIJTEN; VAN WAES, 2013) and ScreenHunter, as well as cameras capturing the environmentof production, and the selection and analysis criteria applied, following the Vygotskian perspective of analyzing the object in its developmentmovement, on the process of a writerparticipating in the Workshop. The recordings, carried out concurrently with the productions, are analyzed in the light of a certain theoretical framework. Akinnaso (1982),Chafe and Danielwicz (1987), Barros (2000), Biber and Barbieri (2007), and Berber Sardinha, Silva e Teixeira and São Bento Ferreira (2014)are brought to bear on the characteristics of the written text and the oral text. On the writing process, based on Genetic Criticism, Grésillon and Lebrave (1983), Grésillon (2007),and Salles (2008) are brought. To address the relationship between thought and language, Bakhtin (2016), Volochínov (2013; 2017), Lima (2010; 2016) and Vygotski (1991; 2009) are adopted. The topic of argumentationis addressed through Perelman and Olbrechts-Tyteca (2005), Amossy (2011), Maingueneau (2014), and Berber Sardinha (2017). On the specific phenomena to be analyzed, Fávero (2010) is brought up with the discursive topic and Galembeck (2010) with the conversational shift. The analyzes of this research revealed some phenomena present in the writing process, being the discursive topicandthe writingshift,phenomenon established for the beginning of the data comprehension, besides the deleting, the pause as a writing mark, the correction, the substitution, and the copy, as well asa greater concern with referential and stance lexical bundles. It was observed that the more objective the text, the greater the number of topics and shifts tends to besince the activity of summarizing the thought in words is difficult. In addition, there isa rich possibility for analysis involving technology and the theoretical dialogical and genetic framework.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24428
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fenomenostextualescriturareescritura.pdf5,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.