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Título: Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná
Título(s) alternativo(s): Identification of crash hotspots on highway BR- 277 in the section between the municipalities of Cascavel and Foz do Iguaçu, in Paraná State
Autor(es): Seben, Vinícius Cerezer
Orientador(es): Steffen, Patrícia Cristina
Palavras-chave: Engenharia de tráfego
Segurança no trânsito
Acidentes de trânsito
Traffic engineering
Traffic safety
Traffic accidents
Data do documento: 14-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Toledo
Citação: SEBEN, Vinícius Cerezer. Identificação de segmentos críticos da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu, no estado do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2018.
Resumo: A mobilidade com segurança dos usuários das vias é um desafio da gestão e engenharia de transportes, visando à redução do alto número de acidentes de trânsito em todo o mundo. Além da perda de vidas humanas, a alta quantidade de ocorrências gera altos custos econômicos a sociedade. A análise de acidentes de trânsito é fundamental para que seja possível a identificação de locais concentradores de acidentes, no qual é o primeiro passo do processo de gestão de segurança viária. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar os segmentos críticos de acidentes viários da rodovia BR-277, no trecho entre os municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu. Foram analisados 132 segmentos baseados no método estatístico do DNIT, com a utilização de dados de acidentes de trânsito e de volume de tráfego dos anos de 2015, 2016 e 2017. Onde, foram identificados 39 segmentos críticos, que correspondem a 29,5% do total dos segmentos analisados. Adicionalmente, realizou-se uma breve descrição dos segmentos classificados como críticos, divididos em 19 trechos, de acordo com suas características físicas. Foi identificado como fator principal de ocorrência de acidentes, a grande quantidade de interseções em nível neste trecho de estudo, além de outros fatores de risco, como tangentes longas seguidas de curvas acentuadas, alta declividade da via, entre outros.
Abstract: Safe mobility of road users is a challenge in transportation management and engineering, aiming to reduce the high number of traffic accidents worldwide. Besides the loss of human lives, the high number of occurrences generates high economic costs to society. The analysis of traffic accidents is essential so that it is possible to identify crash hotspots, which is the first step in the process of road safety management. In this way, the objective of this work was to identify the critical segments of crashes of highway BR-277, in the section between the municipalities of Cascavel and Foz do Iguaçu. A total of 132 segments were analyzed based on the DNIT statistical method, using data from traffic accidents and traffic volumes for the years 2015, 2016 and 2017. Where 39 critical segments were identified, corresponding to 29.5% of the segments analyzed. Additionally, a brief description of the segments classified as critical, divided into 19 topics, according to their physical characteristics was made. It was identified as the main factor of occurrence of accidents, the large number of intersections, as well as other risk factors, such as long tangents followed by sharp curves, high slope of the road, among others.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24130
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