Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24080
Título: Uma proposta de ensino de ciências baseada nas práticas científicas de mulheres
Autor(es): Nascimento, Ana Flávia Ribeiro do
Schimandeiro, Ana Paula
Orientador(es): Miquelin, Awdry Feisser
Palavras-chave: Mulheres cientistas
Ciência - História
Ciência - Estudo e ensino
Publicações científicas
Women scientists
Science - History
Science - Study and teaching
Science publishing
Data do documento: 29-Nov-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: NASCIMENTO, Ana Flávia Ribeiro do; SCHIMANDEIRO, Ana Paula. Uma proposta de ensino de ciências baseada nas práticas científicas de mulheres. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivos investigar quais os aspectos necessários para o desenvolvimento de um material didático-pedagógico para professores e estudantes, do 6º ao 9º ano. Através da análise e identificação do livro didático e resgatando o contexto histórico-científico e biográfico das cientistas: Marie Curie, Maria Sibylla Merian, Rosalind Franklin e Cecilia Payne Gaposchkin. Além do tema mulheres na ciência não ser muito contextualizado na divulgação e alfabetização científica é notável que também não é desenvolvido materiais para que ele seja trabalhado. Promover, portanto, a divulgação científica da prática de mulheres além de informar e contextualizar a evolução da ciência auxilia no empoderamento feminino. Essa busca e resgate por evidências, mesmo que tardia, da contribuição feminina à ciência é uma forma de reconhecer a importância dos trabalhos e pesquisas desenvolvidas por elas, pela e para a ciência. A correção desse desvio histórico tão injusto as nuances da ciência e as cientistas que contribuíram para o seu desenvolvimento é inevitável. Dessa forma a pesquisa ocorrerá de forma exploratória e bibliográfica, focada na leitura de textos relacionados a divulgação científica na contribuição da mulher cientista no desenvolvimento da ciência e dos conteúdos abordados em livros didáticos utilizados em sala de aula. Utilizando-se de dados de cunho qualitativos e quantitativos, para o desenvolvimento da pesquisa. Levando em consideração a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as Diretrizes Curriculares do Paraná, havendo, portanto, uma sincronia entre o que é visto em sala de aula e a forma que este conteúdo poderá ser abordado através da utilização da contextualização histórica da ciência.
Abstract: This paper’s intention is to investigate, analyze and highlight the necessary aspects for the development of a didactic-pedagogical material for teachers and students, from 6th to 9th grade, rescuing the historical-scientific and biographical context of the following scientists: Marie Curie, Maria Sibylla Merian, Rosalind Franklin and Cecilia Payne-Gaposchkin. In addition to the fact that women in science are not very contextualized in scientific literacy and dissemination, it is noteworthy that materials are not developed on a way that it can be worked on. Due to this, the promotion of scientific dissemination of women’s practice, as well as informing and contextualizing the evolution of science also helps in female empowerment. This search and rescue for evidence, even though late, of the female contribution to science is a way of recognizing the importance of their work and research by and for science. The correction of such an unfair historical deviation from the nuances of science and the scientist who contributed to is development is inevitable. Thus the research here mentioned will take place in an exploratory and bibliographic way, focused on reading texts related to scientific dissemination in the contribution of the woman scientist in the development of science and the contents addressed in textbooks used in the classroom. Qualitative and quantitative data was used for the development of the research. Taking into consideration the National Common Curriculum Base (BNCC) and the Curriculum Guidelines of Paraná, a synchronization between what is seen in the classroom and how this content can be approached through the use of the historical context of science is proven to exist.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/24080
Aparece nas coleções:PG - Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COLIC_2019_2_01.pdf1,66 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.