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Título: Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis
Título(s) alternativo(s): Comparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviews
Autor(es): Penczkoski, Rafael
Penteado, Robson Jean
Orientador(es): Borges, Helyane Bronoski
Palavras-chave: Hotéis - Avaliação
Sites da Web - Avaliação e classificação
Serviços de informação online
Processamento de linguagem natural (Computação)
Hotels - Rating of
Web sites - Ratings and rankings
Online information services
Natural language processing (Computer science)
Data do documento: 2-Dez-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.
Resumo: Aplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.
Abstract: Apply natural language processing tools and Machine Learning tools to conduct a sentiment analysis in online hotel reviews. The score of a review does not convey all the expressiveness of the user's review, so there is a need to apply an analysis in the texts of the online reviews to obtain better parameters for the hotel's online reputation statistics. Search for natural language processing tools and Machine Learning tools to extract the parameters from a sentiment analysis in the reviews. It is expected with the application of these tools it will be possible to obtain a sentiment analysis in hotels reviews, thus making it possible to have a more concise analysis of the company's online reputation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947
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