Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPenczkoski, Rafael-
dc.creatorPenteado, Robson Jean-
dc.date.accessioned2021-01-22T19:28:45Z-
dc.date.available2021-01-22T19:28:45Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.identifier.citationPENCZKOSKI, Rafael; PENTEADO, Robson Jean. Comparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéis. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23947-
dc.description.abstractApply natural language processing tools and Machine Learning tools to conduct a sentiment analysis in online hotel reviews. The score of a review does not convey all the expressiveness of the user's review, so there is a need to apply an analysis in the texts of the online reviews to obtain better parameters for the hotel's online reputation statistics. Search for natural language processing tools and Machine Learning tools to extract the parameters from a sentiment analysis in the reviews. It is expected with the application of these tools it will be possible to obtain a sentiment analysis in hotels reviews, thus making it possible to have a more concise analysis of the company's online reputation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectHotéis - Avaliaçãopt_BR
dc.subjectSites da Web - Avaliação e classificaçãopt_BR
dc.subjectServiços de informação onlinept_BR
dc.subjectProcessamento de linguagem natural (Computação)pt_BR
dc.subjectHotels - Rating ofpt_BR
dc.subjectWeb sites - Ratings and rankingspt_BR
dc.subjectOnline information servicespt_BR
dc.subjectNatural language processing (Computer science)pt_BR
dc.titleComparação de ferramentas de processamento de linguagem natural para análise de sentimento em português: um estudo de caso em avaliações online de hotéispt_BR
dc.title.alternativeComparison of natural language processing tools for sentiment analysis in portuguese: a case study in online hotel reviewspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoAplicar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para realizar uma análise de sentimento nas avaliações online de hotéis. A nota de uma avaliação não traz toda a expressividade da avaliação do usuário, com isso encontra-se a necessidade de aplicar uma análise nos textos das avaliações online para obter melhores parâmetros para uma análise da reputação online deste hotel. Buscar ferramentas de processamento de linguagem natural e ferramentas de Aprendizado de Máquina para extrair os parâmetros de uma análise de sentimento nas avaliações. Espera-se que com a aplicação dessas ferramentas seja possível obter uma análise de sentimento nas avaliações de hotéis, assim sendo possível ter uma análise mais concisa da reputação online da empresa.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee1Borges, Helyane Bronoski-
dc.contributor.referee2Almeida, Simone de-
dc.contributor.referee3Ranthum, Geraldo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PG - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_COADS_2019_2_07.pdf1,37 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.