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Título: Análise descritiva da permanência e aprendizado de alunos com necessidades educativas especiais usuários de cadeira de rodas da rede estadual de ensino regular de Ponta Grossa
Título(s) alternativo(s): Descriptive analysis of the permanence and learning of students with special educational needs wheelchair users of regular education of Ponta Grossa
Autor(es): Paz, Zuleica Lopes dos Santos
Orientador(es): Freire, Gilberto Martins
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Cadeiras de rodas
Aprendizagem
Inclusive education
Students with disabilities
Wheelchairs
Learning
Data do documento: 7-Dez-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: PAZ, Zuleica Lopes dos Santos. Análise descritiva da permanência e aprendizado de alunos com necessidades educativas especiais usuários de cadeira de rodas da rede estadual de ensino regular de Ponta Grossa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.
Resumo: O presente trabalho análise descritiva do desempenho e frequência dos alunos com necessidades educativas especiais usuários de cadeiras de rodas matriculados no ensino fundamental II e ensino médio da rede regular de ensino visa demonstrar o quanto a escola de ensino regular vêem sendo preparada para escolarização de alunos NEEs. Historicamente as pessoas com algum tipo de deficiência eram estigmatizadas pela sociedade sendo consideradas com inválidas. Mesmo com a promulgação Constituição Brasileira de 1988, e com as leis vigentes, com ênfase na Lei de Diretrizes e Bases da Educação o cenário não é diferente o que demanda o quanto o Brasil precisa avançar no processo de inclusão no país. O objetivo desta pesquisa foi comparar o desempenho e freqüência de 8 alunos do ensino regular referente ao primeiro semestre de 2017 e primeiro semestre de 2018. Os casos pesquisados são diagnosticados com Mielomeningoncele e Deficiência Física Neuromotora, usuários de cadeira de rodas. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva documental de natureza quantitativa. Foram utilizados os dados dos arquivos da Secretaria Municipal de Educação do Município de Ponta Grossa referente aos primeiros semestres dos anos (2017 e 2018). Os documentos apresentam o aproveitamento escolar e a frequência dos alunos nos períodos supracitados e foram disponibilizados através de contato com a coordenação do Núcleo Regional de Educação. Os resultados sugerem que o sistema educacional apresentados por estes estabelecimentos de ensino carece de investimentos em capacitação de recursos humanos, estruturas físicas e método de ensino que colaborem com a construção do conhecimento inclusivo.
Abstract: The present work descriptive analysis of the performance and frequency of students with special educational needs wheelchair users enrolled in elementary school II and high School of the regular Education network aims to demonstrate how much the school of Regular education are being prepared for the schooling of Nees students. Historically, people with some kind of disability were stigmatized by society being considered invalid. Even with the promulgation of the Brazilian Constitution of 1988, and with the laws in force, with emphasis on the law of guidelines and Bases of education the scenario is no different what demands how much Brazil needs to advance in the process of inclusion in the country. The objective of this research was to compare the performance and frequency of 8 students from regular education for the first semester of 2017 and the first semester of 2018. The cases surveyed are diagnosed with myelomeningoncele and neuromotor physical disability, wheelchair users. This research is characterized as a descriptive documental of quantitative nature. Data from the archives of the municipal Department of Education of the municipality of Ponta Grossa were used for the first semesters of the years (2017 and 2018). The documents present the school performance and the frequency of the students in the aforementioned periods and were made available through contact with the coordination of the Regional center of Education. The results suggest that the educational system presented by these schools lacks investments in human resources training, physical structures and teaching methods that collaborate with the construction of inclusive knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23908
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