Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23794
Título: Uso do aplicativo de realidade aumentada GeometriAR como recurso de aprendizagem em Matemática
Título(s) alternativo(s): Use of the GeometriAR augmented reality application as a learning resource in Mathematics
Autor(es): Almeida, Sonia Regina Micov de
Orientador(es): Liao, Tarliz
Palavras-chave: Realidade aumentada
Matemática - Ensino e estudo
Geometria
Aplicativos móveis
Augmented reality
Mathematics - Study and teaching
Geometry
Mobile apps
Data do documento: 2-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ALMEIDA, Sonia Regina Mincov de. Uso do aplicativo de realidade aumentada GeometriAR como recurso de aprendizagem em Matemática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2020.
Resumo: Diante da preocupação em desenvolver habilidades geométricas em cursos de formação de professores, questionou-se de que forma o uso da realidade aumentada (RA) poderia contribuir como recurso de aprendizagem para o desenvolver da percepção espacial e de conceitos geométricos para alunos de uma turma do curso de Pedagogia. Sendo assim, este artigo se norteia pela utilização do aplicativo GeometriAR como recurso de aprendizagem de Geometria, na disciplina de Matemática. Para analisar a contribuição deste recurso junto a acadêmicos do 6º período de uma faculdade privada de Curitiba, buscou-se caracterizar as dificuldades conceituais apresentadas da transformação das figuras tri em bidimensionais, investigar o uso da RA em sala de aula como modo de contribuir para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática nos conteúdos, que envolvam o pensamento geométrico. A pesquisa realizada foi qualitativa numa perspectiva de estudo de caso. Por meio de um minicurso, a pesquisa apresentou resultados relevantes que caracterizam a necessidade da inserção da tecnologia da RA nas aulas como modo de auxiliar apropriações cognitivas da matemática, especificamente, nos conteúdos geométricos. Além disso, a análise resultou em apoiar na formação dos futuros professores potencializando-os para novas estratégias de ensino.
Abstract: In view of the concern with developing geometric skills in teacher training courses, it was questioned how the use of augmented reality (AR) could be used as a learning resource to develop spatial perception and geometric concepts for students in a class of Pedagogy course. Thus, this text is guided by the use of GeometriAR application as a resource for learning Geometry in the discipline of Mathematics. In order to analyze the contribution of this resource to academic students in the final of college in the private university in Curitiba, we sought to characterize the conceptual difficulties presented in the transformation of tri figures into two-dimensional ones, to investigate the use of AR in the classroom as a way of contributing for the teaching and learning process in Mathematics in the contents that involve geometric thinking. The research carried out was qualitative in a case study perspective. Through a short course, the research presented relevant results that characterize the need for the inclusion of AR technology in classes as a way to assist cognitive appropriations of mathematics, specifically, in geometric contents and, support the training of future teachers, potentializing them for new ones teaching strategies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23794
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_II_2020_15.pdf1,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.