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Título: Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR
Título(s) alternativo(s): Satisfaction assessment of unified health system's users with the health service at the Pato Branco county, state of Paraná
Autor(es): Souza, Luane Paula de
Orientador(es): Costa, Sergio Eduardo Gouvea da
Palavras-chave: Satisfação do consumidor
Saúde pública
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Controle de qualidade
Consumer satisfaction
Public health
Quality control
Data do documento: 25-Nov-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SOUZA, Luane Paula de. Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: O SUS desenvolve sua política de regulação por meio de princípios organizativos que descrevem a qualidade do serviço prestado com base na participação popular. Os serviços em saúde possuem um servicespace complexo onde os clientes analisam a qualidade do serviço tendo em vista tanto o resultado quanto a experiência vivenciada. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação do usuário do SUS com os serviços de saúde por meio de um instrumento elaborado a partir do contexto da saúde pública, tendo como estudo uma pesquisa de avaliação survey dos serviços de saúde do SUS do município de Pato Branco-PR. Para isso, buscou-se na literatura aspectos relevantes para avaliação da qualidade em saúde para a definição de constructos, formulou-se um questionário para avaliar a satisfação do usuário no SUS com os serviços de saúdee validou-se por meio do Método de Lawshe. Os pesos de cada constructo foram definidos pelo método de apoio a decisão multicritério AHP, bem como foram definidos os pesos de cada item do questionário. Utilizou-se a escala adaptada de continnum de satisfação para ancorar as respostas da coleta de dados com 99 usuários do SUS do município de Pato Branco-PR. Os resultados sugerem 7 constructos de avaliação da qualidade nos quais todas as perguntas do questionário foram importantes para a compor o questionário validado. O constructo que mais contribui para o peso total dos constructos se refere àC3-Cortesia, dignidade e respeito.Dentro da escala de satisfação com os serviços de saúde, a amostra pesquisada encontra-se satisfeita com a maioria dos constructos analisados, exceto os constructosC1-Infraestrutura eC7-Recomendação do serviço de saúde, nos quais a amostra encontra-se insatisfeita.
Abstract: SUS develops its regulation policy through organizational principles that describe the quality of the service provided based on popular participation.Health services have a complex servicespace in which customers analyze quality customers analyze the quality of the service in view of both the result and the experience. In this context, the aim of this study is toassess SUS user satisfaction with health services using an instrument developed from the context of public health, with the study an evaluation survey of SUS health services in the Pato Branco county state of Paraná. For this, the literature sought relevant aspects for assessing the health quality of construction, a questionnaire was formulated to assess user satisfaction in the SUS with health services and it was validated through the Lawshe Method. The weights of each construct were defined by the AHP multicriteria decision support method, as well as the weights of each item in the questionnaire. The adapted scale of the satisfaction continuum was used to anchor the responses of the data collection with 99 SUS users in the Pato Branco county state of Paraná. The results suggest 7 quality assessment constructs in which all questions in the questionnaire were important to compose the validated questionnaire. The construct that contributes the most to the total weight of the constructs refers to C3-Courtesy,dignity and respect. Within the scale of satisfaction with health services, the surveyed sample is satisfied with most of the analyzed constructs, except for the C1-Infrastructure constructs and C7-Health service recommendation, in which the sample is dissatisfied.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

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