Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luane Paula de-
dc.date.accessioned2020-12-30T12:13:57Z-
dc.date.available2020-12-30T12:13:57Z-
dc.date.issued2020-11-25-
dc.identifier.citationSOUZA, Luane Paula de. Avaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PR. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23640-
dc.description.abstractSUS develops its regulation policy through organizational principles that describe the quality of the service provided based on popular participation.Health services have a complex servicespace in which customers analyze quality customers analyze the quality of the service in view of both the result and the experience. In this context, the aim of this study is toassess SUS user satisfaction with health services using an instrument developed from the context of public health, with the study an evaluation survey of SUS health services in the Pato Branco county state of Paraná. For this, the literature sought relevant aspects for assessing the health quality of construction, a questionnaire was formulated to assess user satisfaction in the SUS with health services and it was validated through the Lawshe Method. The weights of each construct were defined by the AHP multicriteria decision support method, as well as the weights of each item in the questionnaire. The adapted scale of the satisfaction continuum was used to anchor the responses of the data collection with 99 SUS users in the Pato Branco county state of Paraná. The results suggest 7 quality assessment constructs in which all questions in the questionnaire were important to compose the validated questionnaire. The construct that contributes the most to the total weight of the constructs refers to C3-Courtesy,dignity and respect. Within the scale of satisfaction with health services, the surveyed sample is satisfied with most of the analyzed constructs, except for the C1-Infrastructure constructs and C7-Health service recommendation, in which the sample is dissatisfied.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectSatisfação do consumidorpt_BR
dc.subjectSaúde públicapt_BR
dc.subjectSistema Único de Saúde (Brasil)pt_BR
dc.subjectControle de qualidadept_BR
dc.subjectConsumer satisfactionpt_BR
dc.subjectPublic healthpt_BR
dc.subjectQuality controlpt_BR
dc.titleAvaliação da satisfação dos usuários do Sistema Único de Saúde com os serviços de saúde no município de Pato Branco - PRpt_BR
dc.title.alternativeSatisfaction assessment of unified health system's users with the health service at the Pato Branco county, state of Paranápt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO SUS desenvolve sua política de regulação por meio de princípios organizativos que descrevem a qualidade do serviço prestado com base na participação popular. Os serviços em saúde possuem um servicespace complexo onde os clientes analisam a qualidade do serviço tendo em vista tanto o resultado quanto a experiência vivenciada. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é avaliar a satisfação do usuário do SUS com os serviços de saúde por meio de um instrumento elaborado a partir do contexto da saúde pública, tendo como estudo uma pesquisa de avaliação survey dos serviços de saúde do SUS do município de Pato Branco-PR. Para isso, buscou-se na literatura aspectos relevantes para avaliação da qualidade em saúde para a definição de constructos, formulou-se um questionário para avaliar a satisfação do usuário no SUS com os serviços de saúdee validou-se por meio do Método de Lawshe. Os pesos de cada constructo foram definidos pelo método de apoio a decisão multicritério AHP, bem como foram definidos os pesos de cada item do questionário. Utilizou-se a escala adaptada de continnum de satisfação para ancorar as respostas da coleta de dados com 99 usuários do SUS do município de Pato Branco-PR. Os resultados sugerem 7 constructos de avaliação da qualidade nos quais todas as perguntas do questionário foram importantes para a compor o questionário validado. O constructo que mais contribui para o peso total dos constructos se refere àC3-Cortesia, dignidade e respeito.Dentro da escala de satisfação com os serviços de saúde, a amostra pesquisada encontra-se satisfeita com a maioria dos constructos analisados, exceto os constructosC1-Infraestrutura eC7-Recomendação do serviço de saúde, nos quais a amostra encontra-se insatisfeita.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4446-6924pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4557338417686786pt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Sergio Eduardo Gouvea da-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9882-5857pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549171741917116pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima, Edson Pinheiro de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9331-1569pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7304491503357135pt_BR
dc.contributor.referee1Righi, Angela Weber-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5443-4574pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425125111457395pt_BR
dc.contributor.referee2Bortoluzzi, Sandro Cesar-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3493-8518pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807551795065727pt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Sergio Eduardo Gouvea da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4549171741917116pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaosatisfacaoservicosaude.pdf968,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.