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Título: Estressores ocupacionais e impactos na saúde e qualidade de vida no trabalho de docentes-gestores
Título(s) alternativo(s): Occupational stressors and impacts on health and quality of life in the work of teachers-managers
Autor(es): Benin, Franciele de Mattos Carlott
Orientador(es): Pessa, Sergio Luiz Ribas
Palavras-chave: Stress (Psicologia)
Qualidade de vida no trabalho
Qualidade de vida
Professores
Stress (Psychology)
Quality of work life
Quality of life
Teachers
Data do documento: 26-Ago-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BENIN, Franciele de Mattos Carlott. Estressores ocupacionais e impactos na saúde e qualidade de vida no trabalho de docentes-gestores. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.
Resumo: O ambiente de trabalho de docentes-gestores universitários tem reflexos direto sem suas funções físicas e cognitivas, com implicações sobre a saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Neste sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar o nível de estresse e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)de docentes-gestores dos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizados na Região Sudoeste do estado do Paraná: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. A metodologia constituiu da aplicação dos instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e o Total Quality of Work Life (TQWL-42). A amostra foi composta por 33 docentes-gestores que desempenham atividades de Diretor-geral, Diretor de Graduação e Educação Profissional, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação,Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, de correlação entre caracteres e de regressão logística. Os resultados apontam que 45,50% dos participantes apresentaram manifestações clínicas de estresse, dentre os quais 73,30% encontravam-se na fase de resistência. Em relação à sintomatologia do estresse, verificou-se que 40,00% apresentavam sintomas físicos, e 60,00%, sintomas psicológicos. Quanto ao nível de classificação deQVT, observou-se que,de modo geral, os participantes estão satisfeitos, entretanto, demandam melhorias em aspectos pessoais e profissionais, tais como: Tempo de repouso, Autoestima, Disposição física e mental, Relações interpessoais, Tempo de lazer, Variedade da tarefa, Segurança de emprego e Serviços de saúde e assistência social. A correlação das variáveis quantitativas com variável conceito de estresse evidencia níveis de correlação muito fracas, considerando o nível de significância de p=0,05. A análise de regressão logística indicou que docentes-gestores com baixa satisfação na Esfera Biológica e Fisiológica apresentam 15,099 vezes mais chance de vir a ter estresse. Também, com o aumento de um ano de docência, observou-se que aumenta em 1,184 vezes a possibilidade de o docente-gestor vir a apresentar estresse negativo. Assim, destaca-se a necessidade de atenção e cuidado a essa parcela de docentes-gestores, afim de desenvolver estratégias para o enfrentamento das dificuldades da profissão e, por conseguinte, melhorar a saúde e o bem-estar desses profissionais.
Abstract: The circumstances that occurred in the work environment of university teachers-managers have reflected directly on the physical and cognitive functions, leading to implications for health and quality of life at work (QWL). In this sense, the objective of this study was to evaluate the level of stress and QLW of teaching managers of the campuses of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), located in theSouthwest Region, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão and Pato Branco. The methodology consisted of the application of the instruments: Sociodemographic Questionnaire, Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults (ISSL) and the Total Quality of Work Life (TQWL-42). The sample consisted of 33 teacher-managers who perform activities as General Director, Director of Undergraduate and Professional Education, Director of Research and Graduate Studies, Director of Business and Community Relations and Coordinators ofUndergraduate and Graduate Courses in the referred campuses. Descriptive statistical analyzes, associations between characters and logistic regression were performed. The results show that 45.50% of the participants presented clinical manifestations of stress, among which 73,30% were in the resistance phase. Regarding the symptoms of stress, it was found that 40,00% had physical symptoms and 60,00% psychological symptoms. As for the level of classification of QWL, it was observed that, in general, the participants are satisfied. However, there is a need for improvements in personal and professional aspects, such as: Rest time, Self-esteem, Physical and mental disposition, Interpersonal relationships, Leisure time, Variety of tasks, Job security and Health and social assistance services. The association of quantitative variables with the stress concept variable shows very weak levels of correlation, considering the significance level of p = 0.05. Regarding the results of the logistic regression, it appears that teacher-managers with lowsatisfaction in the Biological and Physiological Sphere are 15.099 times more likely to experience stress. Also, with the increase in the teaching year, it is observed that the possibility for the teacher-manager to present negative stress increases by 1.184 times. Thus, the need for attention and care to this portion of teacher-managers is highlighted, in order to develop strategies to face the difficulties of the profession and, therefore, improve the health and well-being of these professionals.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23593
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