Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23593
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBenin, Franciele de Mattos Carlott-
dc.date.accessioned2020-12-23T13:10:57Z-
dc.date.available2020-12-23T13:10:57Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationBENIN, Franciele de Mattos Carlott. Estressores ocupacionais e impactos na saúde e qualidade de vida no trabalho de docentes-gestores. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção e Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23593-
dc.description.abstractThe circumstances that occurred in the work environment of university teachers-managers have reflected directly on the physical and cognitive functions, leading to implications for health and quality of life at work (QWL). In this sense, the objective of this study was to evaluate the level of stress and QLW of teaching managers of the campuses of the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), located in theSouthwest Region, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão and Pato Branco. The methodology consisted of the application of the instruments: Sociodemographic Questionnaire, Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults (ISSL) and the Total Quality of Work Life (TQWL-42). The sample consisted of 33 teacher-managers who perform activities as General Director, Director of Undergraduate and Professional Education, Director of Research and Graduate Studies, Director of Business and Community Relations and Coordinators ofUndergraduate and Graduate Courses in the referred campuses. Descriptive statistical analyzes, associations between characters and logistic regression were performed. The results show that 45.50% of the participants presented clinical manifestations of stress, among which 73,30% were in the resistance phase. Regarding the symptoms of stress, it was found that 40,00% had physical symptoms and 60,00% psychological symptoms. As for the level of classification of QWL, it was observed that, in general, the participants are satisfied. However, there is a need for improvements in personal and professional aspects, such as: Rest time, Self-esteem, Physical and mental disposition, Interpersonal relationships, Leisure time, Variety of tasks, Job security and Health and social assistance services. The association of quantitative variables with the stress concept variable shows very weak levels of correlation, considering the significance level of p = 0.05. Regarding the results of the logistic regression, it appears that teacher-managers with lowsatisfaction in the Biological and Physiological Sphere are 15.099 times more likely to experience stress. Also, with the increase in the teaching year, it is observed that the possibility for the teacher-manager to present negative stress increases by 1.184 times. Thus, the need for attention and care to this portion of teacher-managers is highlighted, in order to develop strategies to face the difficulties of the profession and, therefore, improve the health and well-being of these professionals.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectStress (Psicologia)pt_BR
dc.subjectQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectStress (Psychology)pt_BR
dc.subjectQuality of work lifept_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.titleEstressores ocupacionais e impactos na saúde e qualidade de vida no trabalho de docentes-gestorespt_BR
dc.title.alternativeOccupational stressors and impacts on health and quality of life in the work of teachers-managerspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ambiente de trabalho de docentes-gestores universitários tem reflexos direto sem suas funções físicas e cognitivas, com implicações sobre a saúde e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Neste sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar o nível de estresse e Qualidade de Vida no Trabalho (QVT)de docentes-gestores dos câmpus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), localizados na Região Sudoeste do estado do Paraná: Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco. A metodologia constituiu da aplicação dos instrumentos: Questionário Sociodemográfico, Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (ISSL) e o Total Quality of Work Life (TQWL-42). A amostra foi composta por 33 docentes-gestores que desempenham atividades de Diretor-geral, Diretor de Graduação e Educação Profissional, Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação,Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias e Coordenadores de Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Foram realizadas análises estatísticas descritivas, de correlação entre caracteres e de regressão logística. Os resultados apontam que 45,50% dos participantes apresentaram manifestações clínicas de estresse, dentre os quais 73,30% encontravam-se na fase de resistência. Em relação à sintomatologia do estresse, verificou-se que 40,00% apresentavam sintomas físicos, e 60,00%, sintomas psicológicos. Quanto ao nível de classificação deQVT, observou-se que,de modo geral, os participantes estão satisfeitos, entretanto, demandam melhorias em aspectos pessoais e profissionais, tais como: Tempo de repouso, Autoestima, Disposição física e mental, Relações interpessoais, Tempo de lazer, Variedade da tarefa, Segurança de emprego e Serviços de saúde e assistência social. A correlação das variáveis quantitativas com variável conceito de estresse evidencia níveis de correlação muito fracas, considerando o nível de significância de p=0,05. A análise de regressão logística indicou que docentes-gestores com baixa satisfação na Esfera Biológica e Fisiológica apresentam 15,099 vezes mais chance de vir a ter estresse. Também, com o aumento de um ano de docência, observou-se que aumenta em 1,184 vezes a possibilidade de o docente-gestor vir a apresentar estresse negativo. Assim, destaca-se a necessidade de atenção e cuidado a essa parcela de docentes-gestores, afim de desenvolver estratégias para o enfrentamento das dificuldades da profissão e, por conseguinte, melhorar a saúde e o bem-estar desses profissionais.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-5280-4209pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9625033389556628pt_BR
dc.contributor.advisor1Pessa, Sergio Luiz Ribas-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-9765-6572pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201391637452592pt_BR
dc.contributor.referee1Luz, Samoara Viacelli da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9280-6380pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370098616451234pt_BR
dc.contributor.referee2Bortoluzzi, Sandro César-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3493-8518pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4807551795065727pt_BR
dc.contributor.referee3Pessa, Sergio Luiz Ribas-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-9765-6572pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9201391637452592pt_BR
dc.contributor.referee4Cetolin, Sirlei Favero-
dc.contributor.referee4IDhttp://orcid.org/0000-0002-2954-0815pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5046154836822149pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
estressoresocupacionaisimpactossaude.pdf1,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.