Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23240
Título: Inovação em uma microempresa de fabricação de móveis
Título(s) alternativo(s): Innovation in a small business furniture manufacturing
Autor(es): Bertocco, Angélica Biagi
Orientador(es): Stankowitz, Rosângela de Fátima
Palavras-chave: Inovações tecnológicas
Pequenas e médias empresas
Indústria de móveis
Technological innovations
Small business
Furniture industry and trade
Data do documento: 11-Mar-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BERTOCCO, Angélica Biagi. Inovação em uma microempresa de fabricação de móveis. 2016. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2016.
Resumo: O presente trabalho busca identificar as principais dificuldades encontradas pelas MPEs (micro e pequenas empresas) nos processos de inovação que podem impedir a vantagem competitiva e o desenvolvimento dessas empresas. Para o desenvolvimento da pesquisa, realizou-se um estudo de caso em uma microempresa de fabricação de móveis, situada na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Foi observada e explorada a realidade desta empresa, descrevendo os dados de maneira predominantemente qualitativa, conceituando e relacionando aos conceitos de gestão da inovação, tipos de inovação e estratégias utilizadas pelas empresas, tratados na revisão bibliográfica deste trabalho. Para isso, realizou-se um diagnóstico para identificar o nível de inovação em que se encontra a microempresa. Os principais resultados apontam que a microempresa está no estágio de inovação como estratégia (rumo à organização inovadora), incorporando ao seu cotidiano, planejamento e inovações. Esta estratégia permite a busca constante de inovação em seus produtos e serviços, ampliando a competitividade com sustentabilidade.
Abstract: This study aims to identify the main difficulties encountered by MSEs (micro and small enterprises) in the innovation processes that can prevent the competitive advantage and the development of these companies. For the development of research, there was a case study in a furniture manufacturing micro-enterprise, located in the city of Ponta Grossa, in the State of Paraná. The reality of this business was observed in detail, and we described the data in a predominantly qualitative way, conceptualizing and relating to the concepts of inovation management, types of innovation and strategies used by companies treated in the literature review of this work. For this, a diagnosis is performed to identify the level of innovation im which the micro-enterprise is found. The main results show that the miro-enterprise uses the inovation stage as a strategy (towards innovative organization), incorporating it into their daily lives, planning and innovative processes and products. This strategy allows the constant search for innovation in its products. This strategy allows the constant search for innovation in its products and services, increasing the competitiveness and sustainability.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23240
Aparece nas coleções:PG - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_CEEP_2015_1_01.pdf833,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.