Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23125
Título: Implantando controlador de domínio com autenticação LDAP offline com uso de software livre
Autor(es): Michelin, Amilcar
Orientador(es): Talau, Marcos
Palavras-chave: LDAP (Protocolo de rede de computador)
Software livre
Autenticação
Programas de computador
LDAP (Computer network protocol)
Free computer software
Authentication
Computer programs
Data do documento: 26-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MICHELIN, Amilcar. Implantando controlador de domínio com autenticação LDAP offline com uso de software livre. 2015. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: Uma das maiores vantagens da utilização do serviço de controlador de domínio, com a utilização do protocolo LDAP, é a unificação do login dos usuários de diversos serviços da rede. O controlador de domínio pode ser implementado com a utilização de sistemas GNU/Linux; isto normalmente é feito com o uso do software SAMBA. Implementar um controlador de domínio com LDAP no GNU/Linux exige grande experiência do usuário, principalmente para a configuração do SAMBA e do LDAP, além de apresentar alguns problemas, como a necessidade de redigitação de senha e utilização de bind não anônimo. Este trabalho apresenta uma nova forma para se utilizar o SAMBA com o LDAP, onde o LDAP é usado de forma indireta. O método demonstrou ser uma alternativa viável e de fácil implementação, podendo ser utilizado em redes onde a segurança do login na estação Windows não é um fator de risco.
Abstract: One of the biggest advantages with the use of domain controller service, with LDAP, is the unification of user login of network services. The domain controller can be implemented using the GNU/Linux; this is normally done using the SAMBA software. Implement a domain controller with LDAP in GNU/Linux requires high user experience, especially for the configuration of SAMBA and LDAP, and present some problems, such as: the need for retyping the password, and use of non-anonymous bind. This paper presents a new way to use SAMBA with LDAP, where LDAP is used indirectly. The method proved to be a viable and easy to implement, it can be used in networks where the security of the Windows login season is not a risk factor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23125
Aparece nas coleções:PB - Redes de Computadores: Configuração e Gerenciamento de Servidores e Equipamentos de Redes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESPRC_II_2015_05.pdf919,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.