Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120
Título: A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa
Autor(es): Bernartt, Aline
Orientador(es): Denardi, Didiê Ana Ceni
Palavras-chave: Professores - Formação
Prática de ensino
Língua inglesa - Estudo e ensino
Estratégias de aprendizagem
Teachers, Training of
Student teaching
English language - Study and teaching
Learning strategies
Data do documento: 16-Set-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: BERNARTT, Aline. A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: A formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras Modernas continua sendo um tema muito importante. Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa sobre a Formação de Professores de Inglês, cujo objetivo foi investigar as práticas pedagógicas sobre práticas de linguagem e as percepções de duas professoras sobre o que é ser professor e de mudanças em suas trajetórias docentes. A coleta de dados se deu em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do sudoeste do Paraná, cujos instrumentos usados foram observação de aulas; aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os resultados obtidos foram: a) há dificuldades por parte das professoras em trabalhar os gêneros textuais através das práticas de linguagem; b) ser professor é ser capacitado para de ensinar, ser determinado, responsável entre outros atributos; e c) as percepções sobre a prática pedagógica das professoras referidas mudaram em termos de metodologias de ensino, passando de tradicional para o ensino de língua na perspectiva de gêneros textuais, como também a mudança da atmosfera de sala de aula que hoje é menos harmoniosa. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira Moderna – Inglês.
Descrição: Trabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste / 2015
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_02.pdf374,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.