Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBernartt, Aline
dc.date.accessioned2020-11-25T20:10:57Z-
dc.date.available2020-11-25T20:10:57Z-
dc.date.issued2015-09-16
dc.identifier.citationBERNARTT, Aline. A prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. 2015. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/23120-
dc.descriptionTrabalho apresentado no I Senpe - Seminário Nacional de Pesquisa em Educação Unioeste / 2015pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA prática pedagógica e as percepções de professores de inglês sobre o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA formação inicial e continuada de professores de Línguas Estrangeiras Modernas continua sendo um tema muito importante. Este trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa sobre a Formação de Professores de Inglês, cujo objetivo foi investigar as práticas pedagógicas sobre práticas de linguagem e as percepções de duas professoras sobre o que é ser professor e de mudanças em suas trajetórias docentes. A coleta de dados se deu em uma escola pública de Ensino Fundamental de uma cidade do sudoeste do Paraná, cujos instrumentos usados foram observação de aulas; aplicação de um questionário e de uma entrevista semiestruturada com as participantes. Os resultados obtidos foram: a) há dificuldades por parte das professoras em trabalhar os gêneros textuais através das práticas de linguagem; b) ser professor é ser capacitado para de ensinar, ser determinado, responsável entre outros atributos; e c) as percepções sobre a prática pedagógica das professoras referidas mudaram em termos de metodologias de ensino, passando de tradicional para o ensino de língua na perspectiva de gêneros textuais, como também a mudança da atmosfera de sala de aula que hoje é menos harmoniosa. Espera-se com essa pesquisa contribuir para a formação inicial e continuada de professores de Língua Estrangeira Moderna – Inglês.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee1Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee2Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.contributor.referee3Denardi, Didiê Ana Ceni
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Letraspt_BR
dc.publisher.programLetras: Linguagem e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Letras: Linguagem e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_EL_I_2015_02.pdf374,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.