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Título: Diagnostico da educação ambiental nas escolas públicas municipais de Dias D’Avila, BA
Autor(es): Oliveira Neto, Rosalvo de Souza
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Gestão ambiental
Conservação da natureza
Conscientização
Environmental management
Nature conservation
Awareness
Data do documento: 20-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA NETO, Rosalvo de Souza. Diagnostico da educação ambiental nas escolas públicas municipais de Dias D’Ávila, BA. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: AEducação Ambiental (EA) é um processo participativo, onde o educando assume o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais ena busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades, formação de atitudes e conduta ética condizentes ao exercício da cidadania. Conforme tal afirmativa, o principal objetivo deste trabalho foi avaliar a metodologia aplicada nas escolas municipais de Dias D’Ávila, BA, para verificação da existência da disciplina de Educação Ambiental no contexto escolar. Desta forma, foram coletadas informações por meio de entrevista na Secretaria de Educação do município de Dias D’Ávila, BA (SEDUC), no setor pedagógico diretamente com o responsável pela Articulação do Eixo Temático do município e a aplicação de questionários nas escolas sendo direcionado aos diretores das mesmas. De acordo com as informações de todos os entrevistados, pôde-se verificar que as escolas não possuem a disciplina de Educação Ambiental. Diante disto, fica claro dizer que a Educação Ambiental nas escolas deve ser conduzida através de conteúdos ambientais que venham ser permeados em todas as disciplinas do currículo formal e não formal.
Abstract: Environmental Education (EE) is a participatory process where the student assumes the role of a central element of the teaching / learning process desired, actively participating in the diagnosis of environmental problems and finding solutions, being prepared as an agent, through the development skills, and forming attitudes conducive to the exercise of citizenship ethical conduct. As this statement, the main objective of this study was to evaluate the methodology applied in municipal schools Dias D'Ávila, BA to verify the existence of the discipline of environmental education in the school context. Thus, information was collected through interviews with the Secretary of Education of the City of Dias D'Ávila, BA (SEDUC) in teaching sector directly responsible for articulation with the Main Topic of the municipality and the questionnaires in schools being targeted the directors of the same. According to the information of all respondents, it was verified that the schools do not have the discipline of Environmental Education. Given this, it is clear to say that environmental education in schools should be conducted through environmental content that may be permeated in all disciplines of the formal and informal curriculum.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22794
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