Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22561
Título: Experiência das conferências ambientais no meio escolar: uma reflexão no Colégio Estadual DR. Duílio Trevisani Beltrão E.F.M. de Tamboara, PR
Autor(es): Ferreira, Cristiano Aparecido Ribeiro
Orientador(es): Chibiaqui, Edilson
Palavras-chave: Educação ambiental
Conservação da natureza
Degradação ambiental
Environmental education
Nature conservation
Environmental degradation
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Cristiano Aparecido Ribeiro. Experiência das conferências ambientais no meio escolar: uma reflexão no Colégio Estadual Dr. Duílio Trevisani Beltrão E.F.M. de Taboara, PR. 2014. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Sobre os grandes problemas enfrentados pela Educação ambiental da humanidade, muito se tem escrito e desenvolvido, mas cada indivíduo tem uma percepção diferente do que acontece com a prática educativa ao ambiente. Este trabalho se propôs a estudar a experiência dos eventos que promovem a prática da Educação Ambiental na escola, conscientização da necessidade desse tipo de atividade estimulante da participação dos sujeitos envolvidos para a proteção da natureza, pretendendo sanar a falta de informação sobre as principais contribuições no sentido de construir uma sociedade consciente sobre as consequências da degradação. A eficácia para se conseguir criar aplicações formativas e sustentáveis de interação social e natural, tem hoje a Educação ambiental como principal instrumento. Assumir mudanças de hábitos conjuntamente às novas atitudes leva à diminuição na degradação do meio ambiente, promovendo a melhor qualidade de vida, caminhando na redução da pressão sobre os recursos ambientais. Neste trabalho investigativo, mostrou a importância de se conhecer o que o aluno tem em seu pensamento e compreende sobre o assunto proposto e planejado para trabalhar a Educação Ambiental na escola, partindo de eventos realizados, no caso da conferência, para estimular essa prática.
Abstract: About the biggest issues facing the environmental education of humanity, much has been written and designed, but each individual has a different perception of what happens with the educational practice to the environment. This work proposes to study the experience of events that promote the practice of environmental education in schools , awareness of the need for such stimulating activity participation of individuals involved in the protection of nature , intending to remedy the lack of information on the major contributions in build a sense of conscious about the consequences of degradation society. The effectiveness to create formative and sustainable applications of social interaction and natural has today environmental education as the main instrument. Take changes in habits together with new attitudes leads to a decrease in the degradation of the environment, promoting a better quality of life, walking in reducing the pressure on environmental resources. This investigative work showed the importance of knowing what the student has in their thinking and understand about the proposed issue and planned to work Environmental Education in school, from events held in the case of the conference, to encourage this practice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22561
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_21.pdf649,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.