Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22223
Título: Formulação alternativa na elaboração de salsicha em uma indústria de processamento de carnes
Autor(es): Leão, Rafael Francisco Carvalho
Orientador(es): Trentin, Marcelo Gonçalves
Palavras-chave: Salsichas
Alimentos - Qualidade
Embutidos (Alimentos)
Custeio baseado em atividades
Frankfurters
Food - Quality
Sausages
Activity-based costing
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LEÃO, Rafael Francisco Carvalho. Formulação alternativa na elaboração de salsicha em uma indústria de processamento de carnes. 2014. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2014.
Resumo: No presente trabalho, buscou-se avaliar o aproveitamento de pele de frango na formulação de salsichas por se tratar de uma matéria-prima de custo baixo. Foram avaliados os padrões microbiológicos e físico-químicos de acordo com legislação vigente. Foram realizadas duas formulações com diferenças de uso de matérias-primas cárneas, a formulação usada no processo da indústria foi identificada como padrão (A) e a alternativa identificada como (B). A coleta das amostras foi retirada 2 Kg de cada formulação e foram destinados aos ensaios microbiológicos e físico-químicos. Quanto aos parâmetros microbiológicos e físico-químicos as amostras em ambas as formulações não apresentaram valores fora da legislação vigente. Para os valores de custo foi possível a redução de 19,52% com o uso da formulação (B) com a utilização de pele de frango. O presente estudo mostrou as alternativas para redução de custo na formulação de salsicha e o processo realizado no produto foi eficiente no ponto de vista de segurança alimentar não colocando em risco a saúde do consumidor.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22223
Aparece nas coleções:PB - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_ESEP_I_2014_17.pdf422,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.