Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22152
Título: | Estudo do conhecimento prévio da educação ambiental no complexo prisional de Pinheiros-SP |
Título(s) alternativo(s): | Prior knowledge study of environmental education in prison complex of Pine-SP |
Autor(es): | Fernandes, Rodrigo Dias |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Lixo - Eliminação Água - Desperdício Sustentabilidade Refuse and refuse disposal Water - Waste Sustainability |
Data do documento: | 28-Nov-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FERNANDES, Rodrigo Dias. Estudo do conhecimento prévio da educação ambiental no complexo prisional de Pinheiros-SP. 2015. 64 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a aplicação da Educação Ambiental em sala de aula de presídio, cujo o intuito foi o de mitigar aspectos inerentes à questão ambiental vigente do Estado de São Paulo, ou seja, a falta d’água, maus hábitos como o de não separar lixo, jogar em qualquer lugar bitucas de cigarro, economizar energia elétrica, entre outros. O presente trabalho oferece ao leitor uma leitura histórica da evolução dos presídios em São Paulo, bem como o comparativo com os de outros países, apresenta os regimes de internação existentes e utilizados e aponta a evolução tecnológica que se faz através do uso das tornozeleira eletrônicas que permitem ao usuário a prisão domiciliar sem prejuízos ao seu trato econômico no que tange continuar a trabalhar. O referido estudo contou com levantamento diagnóstico do conhecimento pré-existente dos reeducandos encarcerados do Presídio de Pinheiros na cidade de São Paulo, assim após questionário aplicado pode-se mensurar este mesmo conhecimento e a partir daí, traçar-se a escolha pelos trabalhos a serem desenvolvidos junto aos reeducandos posteriormente para que assim se possa reeduca-los a ativamente reenserí-los ao convívio social ao término de seu encarcere. Durante o presente trabalho teve-se uma demanda de tempo prejudicada entre uma aplicação de questionário e a segunda fase do trabalho que seria a atividade de E.A. – Educação Ambiental a ser desenvolvida e devidamente fotografada e mensurada. Nesta etapa a atividade seria uma dinâmica para ensino das questões ambientais envolvidas e concomitante sensibilização para fazer os reeducandos refletirem seus atos. Mesmo não obstante o almejado resultado, sabe-se ser possível tornar realidade a aplicação de projetos como este, uma vez que não são custosos e não requerem tantos materiais, além de o mínimo possível para início dos trabalhos já é pré-existentes em Complexos Penitenciários, como as salas, livros, iluminação, espaço e mídia como projetores e computadores. O estudo mostrou-se um desafio fascinante uma vez que se pode operar em situações onde muitos não teriam coragem, ou até mesmo nenhum interesse em fazê-lo. |
Abstract: | This work had as its subject the implementation of environmental education in the classroom of Presidio, whose purpose was to mitigate aspects inherent in the current environmental issue in the State of São Paulo, namely, the lack of water, bad habits such as not separating garbage, play anywhere cigarette butts, save electricity, among others. The present work offers the reader a historical reading of the development of prisons in São Paulo, as well as the comparison with those of other countries, presents the existing internment and schemes used and points the technological evolution that is done through the use of the electronic ankle bracelet that allows the user to house arrest without damage to its economic deal with respect to continue working. The study relied on pre-existing knowledge of diagnostic survey apprentices imprisoned pine prison in the city of São Paulo, so after questionnaire applied one can measure this same knowledge and from there, drawn to choose for the work to be developed together with apprentices later so that it can re-educate them to actively reenserí them to socialize at the end of your jail. During this work had a demand of time hampered between questionnaires and the second phase of work that would be the activity of E.A. – environmental education to be developed and properly photographed and measured. In this step the activity would be a dynamic teaching of environmental issues involved and concomitant awareness to make the apprentices reflect their actions. Even despite the sought result, be possible to achieve the implementation of projects like this, since they are not costly and do not require so many materials, in addition to the minimum possible for start of work is already in Prison Complexes, such as pre-existing rooms, books, lighting, space and media as projectors and computers. The study showed a fascinating challenge since it can operate in situations where many would not have courage, or even any interest in doing so. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22152 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_74.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.