Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22148
Título: Despertando a educação ambiental através de atividades cotidianas na educação infantil da Escola Municipal José Jesus Cavalcante
Título(s) alternativo(s): Awakening environmental education through daily activities in early childhood education of the School José Jesus Cavalcante
Autor(es): Gervazio, Patricia Maria
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Conservação da natureza
Educação ambiental
Lixo - Eliminação
Nature conservation
Environmental education
Refuse and refuse disposal
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GERVAZIO, Patricia Maria. Despertando a educação ambiental através de atividades cotidianas na educação infantil da Escola Municipal José Jesus Cavalcante. 2015. 37 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática o despertar da Educação Ambiental na educação infantil, tendo como problemática as ações referentes ao meio ambiente advinda do comportamento dos alunos do Pré II da Escola Municipal José Jesus Cavalcante, situada na Rua Dr. Rosalvo Galvão de Melo Leitão, 1135 – Goioerê-Pr em relação a higiene ambiental. Focando na ideia de que a escola como um todo é um meio ambiente que precisa ser preservada e cuidada é que essa pesquisa possibilitou investigar as práticas educacionais relacionadas ao meio ambiente frente a situação escolar através de observação e questionários aplicados à professora regente da sala e aos auxiliares de serviços gerais. A proposta desta metodologia foi introduzir e usufruir os conhecimentos na vida prática do aluno da Pré escola, trazê-lo à margem da razão e tornar acessível à realidade dos fatos de forma criativa respeitando sempre sua maturidade levando-se em conta que a verdadeira educação ambiental não é aquela pautadas em livros didáticos, mas sim aquela que está presente no cotidiano do aluno. Com essa pesquisa foi possível entender que a metodologia apresentada teve valores positivos, e que os atos de comportamento ambiental foram válidos. Através deles, pode-se ter uma visão ampla de conhecimento sobre algumas atitudes apresentadas antes e depois, de acordo com as respostas dos questionários aplicados aos funcionários da escola.
Abstract: This work had as its theme the awakening of environmental education in early childhood education, with the problematic actions related to the environment arising environmental behavior of the Pre II students of the School José Jesus Cavalcante at Rua Dr. Rosalvo Galvão de Melo Leitao, 1135 - Goioerê-Pr regarding environmental hygiene. Focusing on the idea that the school as a whole is an environment that needs to be preserved and cared for is that this research made it possible to investigate the educational practices related to the environment across the school situation through observation and questionnaires given to the teacher conductor of the room and auxiliary of general services. The purpose of this methodology was to introduce and use the knowledge in practical life of the Pre school student, bring it to the edge of reason and made accessible to the reality of facts in creative ways while respecting its maturity taking into account the true environmental education is not that ruled in textbooks, but one that is present in the student daily. With this research it was possible to understand that this methodology had positive values, and that acts of environmental behavior were valid. Through them, you can take a broad view of knowledge about some attitudes presented before and after, according to the responses from questionnaires given to school officials.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22148
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_63.pdf1,92 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.