Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22131
Título: O uso do lúdico no ensino de química: uma visão discente
Título(s) alternativo(s): The use of playful teaching of chemistry: a student view
Autor(es): Santos, Fábio Rocha dos
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Jogos educativos
Ensino criativo
Evasão escolar
Educational games
Creative teaching
Dropouts
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Fábio Rocha dos. O uso do lúdico no ensino de química: uma visão discente. 2015. 55 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Estudos apontam que os docentes vivem numa constante lida no intuito de descobrir qual a melhor metodologia para ser aplicada numa sala de aula. Sabe-se ainda que não exista uma única metodologia ou recurso didático para tal, pois, pesquisas demonstram a existência de uma gama de recursos disponíveis que devem ser dosados e somados no sentido de conduzir uma boa aula visando o progresso no processo de ensino aprendizagem em sala. A ludicidade através dos jogos pedagógicos é um dos mais variados recursos que está presente em todos os ciclos do ensino básico, logo, com muito mais afinco nas séries iniciais devido à promoção de um ambiente descontraído e prazeroso de interação e aprendizagem entre aluno-aluno e aluno-professor que o jogo proporciona. Quando chegam ao ensino médio muitos alunos encontram dificuldades, principalmente nas exatas, como a disciplina de Química. Sendo assim, o presente estudo buscou conhecer a visão dos discentes de uma turma do 1º ano do ensino médio em relação à ludicidade, ou seja, através da aplicação de um jogo pedagógico “Dominó Químico”. Esta pesquisa não buscou quantificar a evolução da turma, mas sim o que pensam do lúdico inserido como recurso nas aulas de Química contrabalanceando com as aulas expositivas, sendo que dois questionários aplicados trouxeram resultados positivos e favoráveis à ludicidade, além de apontar a evolução da turma pesquisada em relação ao conteúdo estudado.
Abstract: Studies show that teachers live in a constant read in order to find out what the best methodology to be applied in the classroom. It is also known that there is no single methodology or teaching resource for this, because research shows that there is a range of resources that should be measured and added in order to conduct a good class aimed at advancing in the teaching room of learning. The playfulness through educational games is one of the most varied resources that are present in all cycles of basic education, so much harder in the early grades due to the promotion of a relaxed and pleasant interaction and learning among student-student and student-teacher that the game provides. When they get to high school students encounter many difficulties, especially in accurate, as the chemistry discipline. Thus, this study sought to ascertain the views of students in a class of 1st year of high school compared to playfulness, ie by applying an educational game "Domino Chemical". The research here not sought to quantify the evolution of the class, but what they think of the inserted playful as a resource in chemistry class offsetting with lectures, and two questionnaires brought positive results and favorable to the playfulness, while pointing out the evolution of class researched to the studied content.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22131
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_35.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.