Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22119
Título: A apreciação dos alunos de ensino médio às aulas de ciências naturais e à ciência em si
Autor(es): Hachich, Nayara Fernanda
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Ciência - Estudo e ensino
Motivação na educação
Prática de ensino
Science - Study and teaching
Motivation in education
Student teaching
Data do documento: 3-Jul-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: HACHICH, Nayara Fernanda. A apreciação dos alunos de ensino médio às aulas de ciência naturais e à ciência em si. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.2018.
Resumo: O desinteresse e desmotivação dos alunos no Ensino Médio (EM) é um dos principais desafios para o ensino de ciências. O presente estudo verificou, através de questionários aplicados em duas escolas privadas de EM de Ribeirão Preto/SP, que as ciências naturais (biologia, química e física) não são as disciplinas preferidas por tais alunos, embora a maioria deles tenha demostrado interesse por ciências através da apreciação de outras atividades científicas. Ainda, a grande maioria dos alunos pediu por aulas de ciências mais práticas e conexão dos conteúdos com suas realidades. Isso, junto ao fato de a educação científica aprimorar a capacidade de resolução de problemas concretos pelo estudante, aponta para a necessidade de aplicação de modelos práticos investigativos na sala de aula que sejam conectados à realidade dos alunos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22119
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apreciacaoalunosaulaciencia.pdf317,23 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.