Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22108
Título: Análise da concepção docente frente a experimentação no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Analyses of the teaching conception about experimentation in science teaching
Autor(es): Soares, Isabella Capistrano Cunha
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Questionários
Escolas
Professores
Questionnaires
Schools
Teachers
Data do documento: 16-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SOARES, Isabella Capistrano Cunha. Análise da concepção docente frente a experimentação no ensino de ciências. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira - 2018
Resumo: Este trabalho teve como tema discutir a importância da experimentação no ensino de ciências na visão do docente, evidenciando o quanto a formação inicial do professor e sua vivência durante a graduação contribuem para a formação de significados cognitivos em relação a atividades práticas. As práticas experimentais são importantes como metodologia de ensino de ciências por contribuir na formação social e científica dos alunos, instigando-os a questionar sobre os fenômenos do dia a dia criando um pensamento crítico além de possuir caráter motivador e lúdico. Apesar disso, observa-se que existe uma dificuldade de aplicação das atividades práticas no dia a dia da sala de aula. Analisando as respostas do questionário aplicado a alguns docentes de escolas da rede pública de Campinas e região, verificou-se que os mesmos acreditam que a experimentação é um ponto essencial no ensino de ciências para que os alunos apliquem os conhecimentos relacionando a teoria e a prática. Porém, os professores encontram dificuldades para a aplicação das atividades práticas em sala de aula por causa da falta de infraestrutura e materiais oferecidos pela escola, carga horária excessiva e grande número de alunos por sala de aula e por deficiências na formação do professor.
Abstract: This project had as its theme to explore the importance of experimentation in the teaching of science based on the teacher’s point of view, evidencing how the initial formation of the teacher and his experience during the graduation course contribute to the formation of cognitive meaning in the relation to practical activities. Experimental practices are important as a methodology of science teaching for contributing to the social and scientific formation of students, instigating them to question about the phenomena of everyday life creating a critical thinking besides having a motivating and playful disposition. Despite this, we observed that there is a difficult in applying practical activities in the classroom. Analyzing the answers of questionnaire applied to 28 teachers from public schools in Campinas – SP and region. It was found that teachers believe that experimentation is an essential point in science education for students to apply their knowledge by relating theory and practice. However, teachers find it difficult to apply practical activities in the classroom because of the lack of infrastructure and materials offered by the school, excessive hours of job and large numbers of students per classroom and deficiencies in teacher formation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22108
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseconcepcaodocenteexperimentacao.pdf522,56 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.