Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22104
Título: Aplicações de técnicas de modelagem molecular como recurso didático no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Applications of molecular modeling techniques as didactic resources in science teaching
Autor(es): Maciel, Cleiton Domingos
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Hidretos
Metodologia
Tecnologia da informação
Hydrides
Methodology
Information technology
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACIEL, Cleiton Domingos. Aplicações de técnicas de modelagem molecular como recurso didático no ensino de ciências. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O objetivo deste trabalho de conclusão de curso repousa sobre uma investigação a respeito de desenvolvimento de Tecnologias da Informação e Comunicação visando, em especial, a criação de Objetos de Aprendizagem direcionados ao Ensino de Ciências. Para conduzir este estudo, técnicas de modelagem molecular foram empregadas para produção de recursos visuais a partir do uso de softwares específicos usados em investigações de fenômenos físicos e químicos. A modelagem molecular surge como uma ferramenta importante para explicar e proporcionar uma visualização do ambiente químico investigado. O trabalho propõe a modelagem de interações intermoleculares de alguns compostos químicos conhecidos, na sua temperatura de ebulição. O problema a ser modelado consiste em mostrar que alguns hidretos apresentam comportamento em desacordo com a tendência observada devido às interações intermoleculares de natureza específica. Os recursos digitais gerados a partir da modelagem destes fenômenos foram aplicados para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem usando a metodologia INTERA, desenvolvida por professores da UFABC. Os recursos desenvolvidos a partir desta metodologia podem ser usados para apoiar o ensino e a aprendizagem de diversos conceitos nas aulas de ciências do ensino básico. Os resultados obtidos mostraram que a elaboração a modelagem molecular é uma ferramenta adequada para a elaboração de um recurso instrucional.
Abstract: The goal of this monograph is the performing of an investigation about the development of Information and Communication Techonologies aiming the elaboration of Learning Objects directed to the Science Teaching. In order to conduct this study, we employed molecular modeling techniques to produce visual resources from the specific softwares used in investigations of chemical and physical phenomena. Molecular modeling emerges as an important tool to explain and provide visualization of the investigated chemical environment. In this context, the work proposes the modeling of intermolecular interactions of some chemical compounds at their the boiling point. The problem to be modeled is to show that some hydrides exhibit behavior in disagreement with the observed tendency due to intermolecular interactions of a specific nature. The digital resources generated from the modeling of these phenomena were applied to the development of Learning Objects using the INTERA methodology, developed by UFABC researchers. The resources developed from this methodology can be used to support the teaching and learning of several concepts in basic science classes. The results obtained showed that molecular modeling is an adequate tool for the elaboration of an instructional resource.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22104
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacoestecnicasmodelagemmolecular.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.