Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22094
Título: O uso de redes sociais para o ensino de astronomia: estudo de caso no observatório da astronomia de Franca-SP
Título(s) alternativo(s): The use of social networks for the teaching of astronomy: case study in the astronomy observatory of Franca-SP
Autor(es): Demacq, Fabrício Schisari
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Pesquisa bibliográfica
Astronomia
Tecnologia
Searching, Bibliographical
Astronomy
Technology
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DEMACQ, Fabrício Schisari. O uso de redes sociais para o ensino de astronomia: estudo de caso no observatório da astronomia de Franca-SP. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: As tecnologias da informação e da comunicação promoveram e estimularam diversas transformações em vários âmbitos da vida social. Um dos espaços em que se pode observar essas mudanças com maior intensidade são as redes sociais. Atualmente, o Facebook tornou-se uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo e, por isso pode ser considerada um lugar profícuo para o estudo de Astronomia na atualidade. O trabalho centrou-se em despertar nos educadores o interesse pelo uso de tecnologias usuais entre os jovens, como ferramenta para o ensino acadêmico. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Portanto, o estudo demonstrou nos 49 posts a interatividade dos interessados por Astronomia via Facebook e incentivou e estimulou o uso de novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. A criação de uma página no Facebook, apresentou-se como uma forma de unir duas áreas distinta a informática e a Astronomia. É uma ferramenta importante que pode auxiliar os professores a preparar as aulas usando os recursos disponíveis nos posts e incentivar seus alunos na pesquisa.
Abstract: Information and communication technologies have promoted and stimulated various transformations in various spheres of social life. One of the spaces in which these changes can be observed with greater intensity are the social networks. Today, Facebook has become one of the most used social networks in the world and therefore can be considered a profitable place for the study of Astronomy in the present time. The focus of the work was to awaken in the educators the interest in using the usual technologies among the young, as a tool for academic teaching. The methodology used was the bibliographic research and the case study. Therefore, the study demonstrated in the 49 posts the interactivity of those interested in Astronomy via Facebook and encouraged and stimulated the use of new technologies in the teaching-learning process. The creation of a Facebook page, presented as a way to unite two distinct areas of information technology and Astronomy. It is an important tool that can help teachers prepare lessons using the resources available in the posts and encourage their students in the research.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22094
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
redessociaisensinoastronomia.pdf716,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.