Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22093
Título: O uso dos celulares como recurso didático para o ensino de biologia no contexto de uma escola pública estadual de Osasco-SP
Título(s) alternativo(s): The use of cellulars as a resource for educational biology in the context of a state public school of Osasco - SP
Autor(es): Carvalho, Fabiana Viana
Orientador(es): Costa Junior, Ismael Laurindo
Palavras-chave: Telefone celular
Escolas públicas
Ciência
Cell phones
Public schools
Science
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARVALHO, Fabiana Viana. O uso dos celulares como recurso didático para o ensino de biologia no contexto de uma escola pública estadual de Osasco - SP. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O contexto atual da sociedade requer mudanças no sistema educacional, bem como na forma dos professores ensinarem, que devem instruir-se e incumbir-se de conhecimentos para contribuir de alguma forma para solucionar problemáticas ocasionadas pela transformação do mundo competitivo, estabelecendo o que deve ensinar e aprender. Este trabalho tem como objetivo verificar a aderência e a viabilidade do uso do celular como um recurso tecnológico em uma escola pública e também analisar suas limitações para o ensino de ciências e biologia quanto a implementação e quanto ao objetivo de se alcançar um aprendizado mais significativo e de forma mais prazerosa e atual. Essa problemática em sala de aula necessita de debates aprofundados, pois não podemos negar que nos dias de hoje, não haja um aluno que não possua um telefone móvel dentro das escolas públicas. Em geral, os celulares, se agigantam na escola seja pelas mãos dos alunos ou professores, desde que foram criados. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, questionários aplicados a alunos do ensino médio do período noturno de uma escola pública e também com onze professores com a finalidade de conhecer a real situação em que a escola se encontra ao confrontar-se com propostas de utilização de tais recursos tecnológicos propostos, bem como sua estrutura e acessibilidade aos meios, valorizando a pesquisa com a enriquecida contribuição de professores e alunos. Também foi feito uso de um aplicativo que os alunos obtiveram acesso por meio de seus celulares como recurso para a aula de biologia. Este estudo contribuiu com a qualificação do processo ensino e aprendizagem, através de um aplicativo que pôde ser utilizado no contexto escolar, possibilitando, estratégias didáticas no ensino de biologia. Diante de tantas implicações relacionadas ao tema sobre o uso de aparelhos celulares nas escolas, pode-se concluir que a questão é abrangente. É importante ressaltar que de acordo com os dados levantados e das literaturas utilizadas, as respostas produzidas nos questionários do ponto de vista do aluno e do professor apresentaram-se de forma controversa. Os professores foram unanimes quanto à importância e a vontade de incluir novidades em suas aulas, mas afirmam que lhes falta preparo e recursos e ainda são pressionados a cumprir com um vasto programa de conteúdos num espaço curto de tempo.
Abstract: The current context of society requires changes in the educational system, as well as in the way teachers teach, who must instruct and be in charge of knowledge and to him to contribute in the intention of some way, to solve problems caused by the transformation of the competitive world, establishing what you should teach and learn. This work aims to verify the adherence and viability of cellular use as a technological resource in a public school and also to analyze its limitations for the teaching of biology in terms of implementation and the goal of achieving a more meaningful learning. in a most enjoyable and current. This problem in the classroom requires in-depth discussions, we can not deny that today, there is a student who does not have a mobile phone inside public schools. In general, cell phones grow in school by the hands of students or teachers, since they were created. Questionnaires applied to high school students during the night period of a public school and also to eleven teachers were used as data collection instruments, in order to know the real situation in which the school is when confronted with proposals of use of such technological resources, as well as their structure and accessibility to the media, valuing research with the enriched contribution of teachers and students. Also made use of an application that the students obtained access through their cell phones as a resource for the biology class. This study contributed to the qualification of the teaching and learning process, through an application that could be used in the school context, enabling, didactic strategies in the teaching of biology. Faced with so many implications related to the topic on the use of mobile phones in schools, it can be concluded that the question is comprehensive. It is important to emphasize that according to the data collected and the literature used, the answers produced in the questionnaires from the point of view of the student and the teacher were presented in a controversial way. Teachers were unanimous about the importance and willingness to include novelties in their classes, but claim that they lack preparation and resources and are still pressured to comply with a vast content program in a short space of time.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22093
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
usocelularesrecursodidatico.pdf813,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.