Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22089
Título: Processo de ensino - aprendizagem: as contribuições dos estagiários de metodologia de ensino em biologia
Título(s) alternativo(s): Teaching-learning process: the contributions of the teaching methodology trainers in biology
Autor(es): Inoue, Davi Kiyoshi
Orientador(es): Cedran, Jaime da Costa
Palavras-chave: Escolas
Pesquisa
Estudantes
Schools
Research
Students
Data do documento: 18-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: INOUE, Davi Kiyoshi. Processo de ensino-aprendizagem: as contribuições dos estagiários de metodologia de ensino em biologia. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de Ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática o processo de ensino-aprendizagem, pelas contribuições dos estagiários de metodologia de ensino em biologia. Fruto das experiências na sala de aula delineada pelo propósito em formar o estudante para a vida, bem como contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos profissionais das ciências biológicas o exercício se fez no segundo semestre do ano letivo de 2018 na Etec Professor André Bogasian. O objetivo foi avaliar as contribuições dos estagiários no processo de Ensino-Aprendizagem. Participaram seis Estagiários e realizaram intervenções metodológicas com cunho investigativo aos estudantes da Educação Básica. Os resultados forma coletados por meio de dois questionários, sendo um destinado às percepções dos Estudantes e outro pelos depoimentos dos Estagiários. Nos depoimentos os Estagiários relatam em sua totalidade que o Ensino pela Pesquisa possibilita o senso crítico e reflexivo, articula o método científico criando hábitos de pesquisa trazendo horizontes da realidade. Percebe-se, portanto que a Educação Básica por meio da pesquisa científica gera produções de conhecimentos e potencial crítico. De maneira idêntica os Estudantes da Educação Básica perceberam que as ações dos Estagiários possibilitaram a melhor percepção das ciências, reconhecem a importância das ciências. De certa forma motivaram para seguir a carreira das ciências e manifestaram que as intervenções dos Estagiários facilitaram a aprendizagem. A parceria entre a Escola da Educação Básica e a Universidade possibilitou entusiasmo no qual transformou Estudantes Protagonistas, Estagiários e ao próprio docente em encorajar-se em ir além dos muros da Escola. Por tanto, o fomento investigativo dos estagiários possibilitaram a aprendizagem significativa.
Abstract: This work had as its theme the teaching-learning process, through the contributions of methodology teaching trainees in Biology. As a result of the experiences in the classroom designed for the purpose of training the student for life, as well as contributing to the improvement of the professional training in Biological Sciences, the exercise took place in the second semester of 2018 school year at Etec Professor André Bogasian. The objective was to evaluate the trainees' contributions in the Teaching-Learning process. Six trainees participated and performed methodological interventions using investigative approach with Basic education students. The results were collected through two questionnaires, one for the students' perceptions and another for the trainees' statements. In the testimonies, trainees reported in their totality that Teaching through Research makes possible critical and reflexive sense development, articulates scientific method creating research habits bringing horizons of reality. It has been noticed therefore that the Basic Education through the scientific research generates productions of knowledge and critical potential. Similarly, the Students of Basic Education realized that the actions of the Trainees enabled the better perception of the sciences, recognize the importance of the sciences. In a way, they motivated them to follow the sciences career and stated that the trainees' interventions facilitated learning. The partnership between the Basic Education School and University allowed for enthusiasm in which has transformed Protagonist Students, Trainees and the teacher himself in encouraging themselves to go beyond the school walls. Therefore, the research support of the trainees enabled the significant learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22089
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
processocontribuicoesestagiariosmetodologia.pdf542,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.