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Título: Desenvolvimento de consciência e atitude ambientais no contexto escolar
Título(s) alternativo(s): Development of environmental awareness and attitude in the school context
Autor(es): Gonçalves, Tamara
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Estudantes - Atitudes
Educação ambiental
Conscientização
Students - Attitudes
Environmental education
Awareness
Data do documento: 1-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GONÇALVES, Tamara. Desenvolvimento de consciência e atitude ambientais no contexto escolar. 2018.Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho analisa o desenvolvimento de consciência e atitude ambientais no contexto escolar de alunos do ensino fundamental II e médio da rede pública de Monte Alto (SP). Foram aplicados dois questionários, sendo um para os docentes (24 participantes) e outro para os alunos (122 participantes). O primeiro abrange desde a formação do docente à abordagem metodológica do conteúdo, tipos de recursos didáticos usados e métodos de avaliação, dentre outros. O questionário aplicado aos alunos evidencia a complexidade de percepção que estes têm sobre aspectos da temática ambiental. A maioria dos docentes possui pós-graduação latu (63%) e buscam atualização por meio de cursos (42%), internet e livros. A abordagem metodológica prevalente é a de cunho investigativo e científico (66,7%- 75%), com uso frequente de recursos como discussões em grupo e estudo de caso (71%), e exibição de filmes, vídeos ou documentários. Conceitos como consumo consciente e desperdício de recursos, sustentabilidade, consciência e atitude ambientais são bastante abordados pelos docentes (83,3%). Em contrapartida, conceitos menos abordados como atividades antrópicas (54,2%), dinâmica e serviços ecossistêmicos e políticas ambientais. O formato de avaliação do aprendizado é majoritariamente o uso de questionário dissertativo ou de múltipla escolha (75%), com abordagem de elementos pertinentes ao processo de ensino aprendizagem como mudança comportamental e valores (83,3%-87,5%). Os alunos alegam ter aulas voltadas para a temática ambiental em suas escolas e procuram desenvolver ações de sustentabilidade no dia-a-dia, embora nem sempre se lembrem (58%-77%). Diante de uma problemática ambiental, em média 55% delegaria ao órgão público a resolução, enquanto 36% tomaria a iniciativa de conversar com a comunidade para resolver. Quanto à melhor forma de aprendizado, 41% escolheram visitas e observação em campo, um dos recursos menos utilizados pelos docentes, seguido de filmes e documentários. O processo de ensino aprendizagem em temática ambiental deve ser desenvolvido de forma multidisciplinar e para além dos muros da escola, garantindo um efetivo aprendizado com reflexo na comunidade.
Abstract: This work analyzes the development of environmental awareness and attitude in the school context of elementary and middle school students in the public school of Monte Alto (SP). Two questionnaires were applied, one for teachers (24 participants) and one for students (122 participants). The first one ranges from teacher training to the methodological approach to content, types of didactic resources used and methods of evaluation, among others. The questionnaire applied to the students shows the complexity of the perception they have about aspects of the environmental theme. Most of the professors have latu postgraduate (63%) and seek updating through courses (42%), internet and books. The prevalent methodological approach is investigative and scientific (66.7% -75%), with frequent use of resources such as group discussions and case studies (71%), and films, videos or documentaries. Concepts such as conscious consumption and waste of resources, sustainability, environmental awareness and attitude are much approached by teachers (83.3%). On the other hand, concepts less addressed such as anthropic activities (54.2%), dynamics and ecosystem services and environmental policies. The learning evaluation format is mostly the use of a multi-choice or dissertation questionnaire (75%), with elements relevant to the teaching-learning process as behavioral change and values (83.3% -87.5%). The students claim to have classes focused on environmental issues in their schools and try to develop sustainability actions daily, although they do not always remember (58% -77%). Faced with an environmental problem, on average 55% would delegate to the public body the resolution, while 36% would take the initiative to talk to the community to resolve. As for the best way of learning, 41% chose visits and field observation, one of the resources less used by teachers, followed by films and documentaries. The teaching-learning process in environmental issues should be developed in a multidisciplinary way and beyond the walls of the school, guaranteeing an effective learning with reflection in the community.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22076
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