Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22071
Título: O solo e sua permeabilização
Título(s) alternativo(s): Soil and its permeablização
Autor(es): Miranda, Patricia dos Santos
Miranda, Patricia dos Santos
Orientador(es): Scherpinski, Neusa Idick
Palavras-chave: Solos - Permeabilidade
Conscientização
Aterro sanitário
Soil permeability
Awareness
Sanitary landfills
Data do documento: 20-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MIRANDA, Patricia dos Santos. Solo e sua permeabilização. 2018. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em ensino de ciências) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a permeabilidade do solo e suas variações relevantes e coberturas. Sendo analisado as consequências de um Aterro sanitário não planejado e o resultado dentro de uma organização publica fomentando para futuras gerações o significado de aprender a fazer. Com a participação dos alunos de oitavo ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Ivone dos Anjos do estado de São Paulo, fora demonstrado o sobre a contextualização de solo e sua importância em nosso cotidiano. Contida no currículo escolar a preservação do meio ambiente, a pesquisa possibilitou a produção de conscientização de como cuidar do Planeta. Através de materiais como resíduo sólido e líquidos, o polietileno, ou seja garrafa pet, ocorrera a demonstração resultante do tipo de água que segue para os Lençóis Freáticos, conforme o tratamento de sua cobertura. Esta que pode sofrer variações naturais ou artificiais causados pelo homem, foi possível constatar que o descarte inadequado de resíduos a céu aberto, os lixões. A validação desta análise do solo e sua permeabilidade traz para o campo da pratica de ensino como forma de pesquisa, a construção de conceitos e ações a serem assimiladas perante uma interação meio ambiente e ser humano certificando de como ações mútuas podem influenciar diretamente com o olhar cientifico no Planeta.
Abstract: This work had as its theme the permeability of the soil and its relevant variations and coverages. Being analyzed the consequences of an unplanned landfill and the result within a public organization fostering for future generations the meaning of learning to do. With the participation of eighth grade students from the Fundamental School of the State School of Ivone dos Anjos in the state of São Paulo, it was demonstrated the about the contextualization of soil and its importance in our daily life. Contained in the school curriculum the preservation of the environment, the research made possible the production of awareness of how to care for the Planet. Through materials such as solid waste and liquids, the polyethylene, that is to say, pet bottle, would have occurred the resulting demonstration of the type of water that follows for the Groundwater, according to the treatment of its coverage. This one that can undergo natural or artificial variations caused by the man, it was possible to verify that the inadequate disposal of waste in the open, the dumps. The validation of this soil analysis and its permeability brings to the field of teaching practice as a form of research, the construction of concepts and actions to be assimilated before an interaction environment and human being certifying how mutual actions can influence directly with the look scientist on the planet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22071
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
osolosuaimpermeabilizacao.pdf909,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.