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Título: Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): School and sexual education: a necessary and interdisciplinary relationship in the early years of elementary school
Autor(es): Dias, Cristiane Araujo de Oliveira
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Orientação sexual
Doenças sexualmente transmissíveis
Interdisciplinary approach in education
Sexual orientation
Sexually transmitted diseases
Data do documento: 5-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DIAS, Cristiane Araujo de Oliveira. Escola e educação sexual: uma relação necessária e interdisciplinar nos anos iniciais do ensino fundamental. 2015. 55 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A Educação Sexual é um tema muito polêmico. Atualmente nas escolas ele é constantemente tratado de forma superficial e, muitas vezes com ênfase apenas nos aspectos negativos da vivência da sexualidade ou ligados à prevenção da gravidez na adolescência e das Doenças Sexualmente Transmissíveis. A superficialidade de sua abordagem na prática pedagógica tem como principal motivo a má formação dos professores, que precisaram começar a tratar o tema a partir da implantação dos Parâmetros Curriculares Nacionais sobre Orientação Sexual, sem que houvesse uma prévia preparação dos mesmos para isso. Desse modo, em meio a estes obstáculos tanto de natureza formativa quanto pessoal a estratégia que os professores encontram para trabalhar sobre o assunto, é a omissão de questões mais específicas e profundas em torno da sexualidade, e por tal fato, faz-se necessário um trabalho sistemático e emancipatório diante dessa questão. O objetivo principal que norteou esta pesquisa foi analisar as manifestações de professores e alunos frente às atividades teórico-práticas sobre os assuntos que englobam a Educação Sexual. Nessa perspectiva, buscaram-se possibilidades de obter a partir dos resultados obtidos, dados significativos para a compreensão das principais dificuldades que os professores apresentam no tratamento deste tema, confirmando a hipótese de que nas escolas públicas não há um trabalho sistemático e científico frente o referido assunto.
Abstract: Sexual education is a very controversial topic. Currently in schools it is constantly treated superficially and often emphasizing only the negative aspects of sexuality or experience related to the prevention of teenage pregnancy and sexually transmitted diseases. The superficiality of his approach in pedagogical practice has as main reason the poor training of teachers, who had to start addressing the issue from the implementation of the National Curriculum Guidelines on Sexual Orientation, with no prior preparation of the same for this. Thus, in the midst of these obstacles both formative nature as personal strategy that teachers are to work on the subject, it is the omission of more specific and profound issues around sexuality, and this fact, one becomes necessary systematic and emancipatory work on this issue. The main objective that guided this research was to analyze the manifestations of teachers and students in the face of theoretical and practical activities on subjects that include sexual education. From this perspective, they sought up possibilities to get from the results, significant input to the understanding of the main difficulties that teachers have on this topic, confirming the hypothesis that the public schools there is no systematic and scientific work forward said affair.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22066
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