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Título: Análise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em química
Autor(es): Reis, Jheniffer Micheline Cortez dos
Orientador(es): Vieira, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Análise crítica do discurso
Prática de ensino
Professores
Critical discourse analysis
Student teaching
Teachers
Data do documento: 2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos. Análise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em química. 2014. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente um estudo de caso, que tem como objetivo investigar os padrões discursivos na disciplina de Química Geral, oferecida no primeiro ano do curso de licenciatura em química de uma universidade pública do estado do Paraná. Foram observadas uma sequência de aulas e neste trabalho o conteúdo discutido é a relação dos parâmetros atômicos com as propriedades físicas dos metais. As aulas foram gravadas em vídeo e transcritas, sendo selecionados quatro episódios de ensino. O instrumento de análise utilizado foi proposto por Mortimer e Scott (2002) e contempla os aspectos da interação do professor, conteúdo, abordagem comunicativa, padrões de interações e intervenções do professor. Os resultados indicam que a abordagem comunicativa mais frequente é a interativa dialógica e o padrão de interação é o IRA (iniciação do professor, resposta do aluno e avaliação do professor) e IRPR (iniciação do professor, resposta do aluno, fala do professor para que o aluno prossiga e resposta do aluno). Ao final da análise, foi possível traçar um padrão discursivo nas aulas, sendo de fundamental importância o diálogo para construção de conhecimentos e significação dos mesmos em outros contextos. Além disso, aulas dialogadas fornecem subsídios necessários para a formação inicial de professores.
Abstract: This paper presents results of a research and investigates the discursive patterns in the General Chemistry course, offered in the first year of the degree course in chemistry of a public university in the state of Paraná. A sequence of lessons were observed and content discussed in this paper is the ratio of the atomic parameters on the physical properties of metals. The lessons were videotaped and transcribed and selected four teaching episodes. The analysis instrument used was proposed by Mortimer and Scott (2002) and comprises aspects of the interaction of the teacher, content, communicative approach, patterns of interactions and interventions of the teacher. The results indicate that the most frequent communicative approach is the interactive and dialogic interaction pattern is the IRA (teacher initiation, student response, and teacher evaluation) and IRPR (teacher initiation, student response, teacher talk to the student continues and student response). After the analysis, it was possible to trace a discursive pattern in class, which is paramount in the dialogue to construct knowledge and meaning thereof in other contexts. Furthermore, dialogued classes provide subsidies to initial teacher training.
Descrição: O TCCE foi elaborado como artigo. REIS, Jheniffer Micheline Cortez dos et al. Análise dos padrões discursivos em uma disciplina do curso de licenciatura em química. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 1, 2014. Ponta Grossa. Anais eletrônicos..., Ponta Grossa, 2014. Disponível em: <http://www.sinect.com.br/2014/selecionados.php>. Acesso em 13 maio 2015.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22048
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