Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22026
Título: As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática
Autor(es): Oliveira, Liliane Prestes de
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Learning Potential Assessment Device
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Liliane Prestes de. As dificuldades dos alunos do 6º ano do ensino fundamental no processo de ensino-aprendizagem em matemática. 2013. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: A pesquisa teve como objetivo principal identificar quais são as dificuldades enfrentadas no processo de ensino-aprendizagem de matemática e apontar quais seriam as possíveis soluções de melhorias, analisando a aprendizagem em Matemática dos alunos do Colégio Estadual Paulo Freire – Foz do Iguaçu - PR. A pesquisa foi realizada com alunos de 5ª série/6º ano e para a coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas. Outro ponto observado foi à sala de apoio para saber de que forma são ensinadas as atividades não compreendidas em sala de aula regular, que serviu de complementação aos dados. Além disso, foi realizada uma entrevista com os professores e pedagogos utilizando-se questões abertas para a melhor compreensão do ensino-aprendizagem e as dificuldades apresentadas. O trabalho buscou entender o tipo de dificuldade de aprendizagem, pautada na Teoria da Aprendizagem cognitiva e tipo de desenvolvimento de aprendizagem de cada indivíduo O leitor poderá constatar com a leitura do trabalho que o mesmo apresentou uma proposta de didática de ensino e que proporcionou uma aprendizagem significativa, além de propor uma sala de aula como um ambiente inovador e diferenciando para os alunos.
Abstract: The research aims to identify what are the main difficulties faced in the teaching and learning of mathematics and point out what are the possible solutions for improvements, Analyzing students' learning in mathematics from the State College Paulo Freire - Foz do Iguaçu - PR. The survey examined with students from grade 5/6 years to collect data, we used questionnaires and interviews. We also observed a support room to know how it is taught activities not included in the regular classroom, which served to complement the data. Besides the questionnaires was conducted an interview with teachers and educators with open questions for better understanding of teaching and learning the difficulties presented. The study sought to understand the type of learning disability, based on learning theory and cognitive type of learning development of each individual. The reader can see from reading the work it presents a proposal of didactic teaching and learning that provides a significant addition to leaving the classroom an innovative and differentiating for students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22026
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_47.pdf468,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.