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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22008
Título: | Análise de livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental quanto a abordagem do sistema digestório humano |
Autor(es): | Roque, Gisele Cristina Cardoso |
Orientador(es): | Periotto, Fernando |
Palavras-chave: | Livros didáticos Livros didáticos - Clareza Aparelho digestivo Textbooks Textbooks Digestive organs |
Data do documento: | 4-Jun-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ROQUE, Gisele Cristina Cardoso. Análise de livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental quanto a abordagem do sistema digestório humano. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o uso do livro didático nas aulas de ciências e a análise de seus conteúdos quanto a abordagem do sistema digestório. A reflexão sobre o uso do livro didático é algo que ao passar dos anos tem ganhado mais ênfase buscando-se a dissociação do mesmo a uma ferramenta de educação política e ideológica. Nos anos 90 essa discussão tem destaque, mas é a partir da criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da criação do ensino fundamental de 9 anos que as exigências para essa nova fase da educação impulsionaram uma nova consciência sobre os livros didáticos. A partir de uma amostragem de livros didáticos do 5º ano do ensino fundamental das principais editoras brasileiras, pode se perceber a crescente preocupação em adequá-los aos objetivos e propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para esse segmento. Livros didáticos anteriores a criação dos Parâmetros Curriculares Nacionais demonstram a existência daquele ensino de Ciências sistemático e memorizado, sem possibilitar a real aprendizagem aos estudantes, o que contribui para o preconceito que muitos alunos ainda possuem em relação a esse ensino. Fica clara a importância dos professores de ciências analisarem os livros antes de serem escolhidos para serem utilizados por eles mesmos, verificando se os mesmos possuem certos requisitos necessários para propiciar uma boa aprendizagem no ensino de ciências. |
Abstract: | This work took the use of the text book as a theme in the classrooms of sciences and the analysis of his contents as for approach of the system digestive. The reflection on the use of the text book is something that while passing of the years has been gaining more emphasis when for the dissociation of the same thing is looked to a tool of political and ideological education. In the years 90 this discussion has distinction, but it is from the creation of the Parameters Curriculum National and the creation of the basic teaching of 9 years that the demands for this new phase of the education they drove a new conscience on the text books. From a sampling of text books of the 5th year of the basic teaching of the principal Brazilian publishers, the growing preoccupation can be realized in adapting them to the objectives and proposals of the Parameters Curriculum National for this segment. Text books previous to creation of the Parameters Curriculum National demonstrate the existence of that teaching of Sciences systematic and memorized, without making possible the real apprenticeship to the students, which contributes to the prejudice which many pupils still have regarding this teaching. There is clear the importance of the teachers of sciences they analyse the books before being chosen to be used by them themselves, checking if same certain necessary requisites have to favor a good apprenticeship in the teaching of sciences. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22008 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
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