Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22005
Título: | Estudo e percepção das etapas de tratamento de água no município de Jaú |
Autor(es): | Putti, Luciana Dário |
Orientador(es): | Sarmento, Luiz Alberto Vieira |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Água - Estações de tratamento Ciência - Estudo e ensino Teaching - Aids and devices Water treatment plants Science - Study and teaching |
Data do documento: | 4-Jun-2011 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LUCIANA, Dário Putti. Estudo e percepção das etapas de tratamento de água no município de Jaú. 2011. 138 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o estudo e percepção das etapas de tratamento de água no município de Jaú. Estudo realizado no município de Barra Bonita – SP e Jaú – SP, justificou-se pela importância em aprimorar os conhecimentos teóricos dos conhecimentos práticos realizados na disciplina de Ciências, diminuindo a grande distância existente e contribuir para a formação de cidadãos conscientes. Diante da atual realidade da escassez da água para consumo humano, é fundamental sensibilizar os jovens cidadãos, através de uma ciência vivenciada na prática, da importância desse recurso em nossa vida. Objetivou-se analisar o índice de assimilação sobre as principais questões da água estudada na disciplina de Ciências com alunos do 6º Ano do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual com explanação teórico-prática em sala de aula e posterior visita técnica a uma Estação de Tratamento de Água. Com a experiência vivenciada, percebeu-se que o ensino de Ciências pode ser melhor desempenhado através da metodologia teórico-prática com abordagens de situações reais do cotidiano, destacando a importância da postura do professor na constante reflexão sobre sua prática pedagógica para que possa desenvolver estratégias diversificadas e eficientes de ensino-aprendizagem, assumindo o papel de mediador do conhecimento e formador de cidadãos. |
Abstract: | A Studying carried out in Barra Bonita-SP and in Jaú-SP, justified by the importance of approaching the theoretical knowledge of the practical knowledge held in the discipline of Sciences, reducing the large gap that exists and contribute to the formation of concerned citizens. In the presence of the current reality of water scarcity for humanity, it is essential to raise awareness among young people through an experienced science in practice, of the importance of this resource in our lives. This study aimed to analyse the rate of assimilation on key water issues studied in the discipline of Science with 6th grade students of an elementary state school. With a theoretical and practical explanation in the classroom and later a technical visit to a Treatment Water Station with this experience, it was noticed that the teaching of Science can have a better performance using the theorical and practical methodology with broaches of everyday life situations by highlighting the importance of the role of teacher in a constant reflection on his teaching this way he can develop diversified and effective strategies of teaching- learning process, taking on the role of mediator of knowledge and a formative influence on citizens. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22005 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_II_2011_52.pdf | 4,89 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.