Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21991
Título: Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012
Autor(es): Santos, Sueli Cristiane Ribeiro
Orientador(es): Sarmento, Cleonice Mendes Pereira
Palavras-chave: Alimentos geneticamente modificados
Livros didáticos
Livros didáticos - Clareza
Genetically modified foods
Textbooks
Textbooks-Readability
Data do documento: 2-Mar-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Sueli Cristiane Ribeiro. Avaliação do conteúdo alimentos transgênicos, nos livros de biologia do ensino médio adotados pela rede pública no município de Cascavel- PR em 2012. 2012. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O principal objetivo deste trabalho foi a avaliação do conteúdo de alimentos transgênicos dos livros didáticos utilizado pela rede pública do município de Cascavel-PR no ano de 2012. São apresentados inicialmente alguns aspectos sobre a importância do livro didático no ensino médio público, pelo fato de ser, muitas vezes, o único recurso de ensino-aprendizagem presente na sala de aula. A genética entra com papel muito importante na formação de um cidadão crítico, por estar presente a todo o momento em discussões éticas. Verificar a presença e a qualidade do tema alimentos transgênicos que possuem os livros didáticos, foram as idéias principais desta pesquisa, como objetivo identificar a importância do tema para o aluno, para que ele tenha habilidade para ler e interpretar o que sai na mídia, analisar os interesses que estão por trás dessas pesquisas, despertar o interesse sobre o assunto, tomando conhecimento e participando do que acontece em nosso país. Em tal análise foram levados em consideração o conteúdo teórico, recursos visuais, atividades propostas e recursos adicionais. Desta forma os resultados permitiram que os agentes educadores fizessem uma reflexão pontual no processo de escolha dos livros didáticos. É de vital importância que o professor possa atualizar-se e fazer ressalvas e sugestões quanto ao conteúdo apresentado nos livros didáticos adotados nas redes de ensino.
Abstract: The main objective of this study was to evaluate the content of transgenic foods of textbooks used by the public of Cascavel-PR in 2012. Are initially presented some aspects about the importance of textbooks in public school, because it is often the only resource of teaching and learning in this classroom. Genetics comes with very important role in the formation of a critical citizen, to be present at all times in ethical discussions. Check the presence and quality of the theme that GM foods have the textbooks were the main ideas of this research, aimed at identifying the importance of the topic to the student, so that he has the ability to read and interpret what comes out in the media, analyzing the interests behind this research, arouse interest in the subject, learning and participating in what happens in our country. In this analysis took into account the theoretical content, visuals, proposed activities and additional resources. Thus the results allowed the agents educators make a reflection point in the selection of textbooks. It is vitally important that the teacher can update yourself and make reservations and suggestions regarding the content presented in textbooks adopted in public education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21991
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_78.pdf688,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.