Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988
Título: | Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais |
Título(s) alternativo(s): | Strategies for teaching mathematics in early childhood education |
Autor(es): | Lucena, Ariane Dias |
Orientador(es): | Ottobelli, Ivonei |
Palavras-chave: | Tecnologia educacional Raciocínio em crianças Metodologia Educational technology Reasoning in children Methodology |
Data do documento: | 5-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LUCENA, Ariane Dias. Estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais. 2015. 46 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | O presente trabalho apresenta como tema estratégias para o ensino de matemática na educação infantil e séries iniciais com o intuito de propor alternativas de ensino que desperte na criança o gosto pela matemática, desenvolvendo o raciocínio lógico e habilidades para solução de problemas. Para tanto, foi desenvolvido um software educativo envolvendo adição e subtração. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Jovina de Paula Pessente, situada no município de Ibaté com uma turma de 2ª etapa (crianças com idade entre 5 e 6 anos), procurou-se dar atenção especial à educação infantil, pois nem sempre são realizados trabalhos envolvendo esse público. Foi observado que é perfeitamente possível o trabalho com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na educação infantil e que seu uso desperta o interesse dos alunos melhorando o desempenho. |
Abstract: | This paper presents strategies for teaching mathematics in kindergarten and early grades in order to propose different teaching techniques to awaken in children interest for mathematics, developing logical thinking and skills to solve math problems. In order to do so, it was developed an educational software based in basic operations as additions and subtractions. A survey was conducted at the Municipal School Jovina de Paula Pessente, sited at Ibaté city with the students from the 2nd stage (children aged 5 and 6 years). The lack of studies about this theme involving children at those ages was the principal motivation for this work. It has been observed that is perfectly possible to apply information and communications technologies (ICT) in early childhood education resulting in more interest from the students and improving their mathematics skills. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21988 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_I_2014_18.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.