Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21967
Título: O ensino de ciências da natureza e matemática no ensino médio para despertar o interesse pela engenharia
Autor(es): Vasconcelos, Gustavo Henrique Santos
Orientador(es): Bresolin, Adriano de Andrade
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Ensino programado
Ensino - Orientação profissional
Teaching - Methodology
Programmed instruction
Teaching - Vocacional guidance
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VASCONCELOS, Gustavo Henrique Santos. O ensino de ciências da natureza e matemática no ensino médio para despertar o interesse pela engenharia. 2012. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: A presente pesquisa teórica, de cunho educacional, discute o processo de ensino e a aprendizagem de ciências da natureza – química, física e biologia – e matemática como disciplinas do ensino médio que favorece o desenvolvimento de competências e habilidades determinantes para resolução de problemas, interpretação de fenômenos, intervenção científica e tecnológica, abordando ações escolares que despertem o interesse dos estudantes pela carreira de engenharia ou área de exatas. Trata da falta de profissionais da carreira de engenharia e das áreas exatas e para analisar os fatores que influem na escolha da carreira, o trabalho revisita a conceituação de ensino e de aprendizagem para uma discussão e reflexão sobre a atuação docente, analisando a teoria e a prática da educação, com vistas a um ensino de ciências da natureza e matemática no ensino médio, de excelência em qualidade. Assume a importância de um ensino de qualidade, com o comprometimento e envolvimento de todos os profissionais da educação, para o desenvolvimento de competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – com apontamentos sobre instrumentos e técnicas possíveis de aplicá-las no contexto educacional. A escolha pela carreira de engenharia e o perfil do profissional são discutidas e são propostas as intervenções pedagógicas necessárias para desenvolver no estudante as competências necessárias para continuar seus estudos num ensino superior de excelente qualidade. Os conceitos e reflexões são apontados a partir de pesquisas bibliográficas e pesquisa de campo, investigando fatos e fenômeno educacionais. Com base na legislação brasileira, parâmetros e diretrizes nacionais e autores como Paulo Freire, Aurélio Ferreira, Lúcio Fonseca, Antônio Carlos Gil, Eva Lakatos, Demerval Saviani e Augusto Triviños, se desenvolve o embasamento teórico que permitirá reflexões e aprendizados. São apresentados neste trabalho de pesquisa, propostas para um trabalho pedagógico no qual professores e educadores poderão iniciar uma discussão sobre o tema nas reuniões e projetos pedagógicos, reanimando as ações educacionais que promoverá a aprendizagem dos estudantes do ensino médio e ajudará os estudantes em suas escolhas e formação cidadã.
Abstract: This theoretical research, educational measures, discusses the process of teaching and learning natural sciences – chemistry, physics and biology, and mathematics high school subjects that fosters the development of skills and competencies critical to problem solving, interpretation of phenomena, scientific and technological intervention, addressing educational actions that awaken the interest of students for engineering careers or exact area. Deals with the lack of professional engineering career and exact areas and to analyze the factors that influence the choice of career, work revisits the concept of teaching and learning for a discussion and reflection on the teaching performance, analyzing the theory and practice of education, aiming at a teaching of natural sciences and mathematics in high school of excellence in quality. The importance of a quality education, with the commitment and involvement of all education professionals, for the development of competencies-knowledge, skills and attitudes-with notes on possible tools and techniques to apply them in educational contexts. Engineering career choice and professional profile are discussed and proposed educational interventions are needed to develop in the student the skills to continue their studies in higher education, excellent quality. The concepts and ideas are pointed to from bibliographic searches and field research, investigating facts and educational phenomenon. On the basis of the Brazilian legislation, national guidelines and parameters and authors as Paulo Freire, Aurélio Ferreira, Lúcio Franco, Antonio Carlos Giu, Eva Maria Lakatos, Saviani and Augusto Triviños, develops the theoretical foundation that will enable reflections and learnings. Are presented in this research paper, proposals for a pedagogical work in which teachers and educators can start a discussion on the topic in the meetings and educational projects, reviving the educational actions that will promote the learning of school students and will help students in their choices and citizen development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21967
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_30.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.