Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21931
Título: Modelos teóricos educacionais: uma aplicação no ensino de ciências na educação infantil
Autor(es): Cecato, Eunice Ribeiro dos Santos
Orientador(es): Buss, Lenisse Isabel
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Mudança social
Pedagogia crítica
Teaching - Aids and devices
Social change
Critical pedagogy
Data do documento: 27-Ago-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CECATO, Eunice Ribeiro dos Santos. Modelos teóricos educacionais: uma aplicação no ensino de ciências na educação infantil. 2011. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: O presente trabalho objetivou investigar se a educação libertadora de Paulo Freire, com ênfase nas categorias dialogicidade e problematização, pautadas em atividades relacionadas aos conteúdos do Ensino de Ciências, que desde a educação infantil possibilitam à criança observar, experimentar, refletir sobre os fatos que emergem de seu cotidiano, proporciona-lhes condições de fazer a transposição do senso comum ao conhecimento científico. E se isso realmente é possível, como esta ação vem contribuir para que o homem perceba-se como sujeito histórico, responsável pela transformação da sociedade. Para que fosse possível analisar tal problemática, além da pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos de Paulo Freire e outros autores que tratam do tema em questão, foi proposta a construção de um terrário com os alunos. Assim, a partir daí, a observação e interação cotidiana, realizada pelos alunos e pela professora, gerou os dados da pesquisa exploratória. Concluiu-se que o trabalho pedagógico, que tem como ponto de partida os conhecimentos prévios dos alunos, suscitados por atividades que permitam observar e experimentar, proporcionando momentos de reflexão coletiva, troca de saberes entre todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem, mediados por uma metodologia pautada no diálogo e problematização, proporciona ao aluno as condições para a construção dos conhecimentos necessários para o exercício pleno da cidadania, dentre eles, o mínimo de formação básica em Ciências se faz necessário.
Abstract: This study aimed to investigate whether Paulo Freire's liberating education with emphasis on dialogical categories questioning and, guided in activities related to the subject for Science Education from Early Childhood Education enable the child to observe, experiment, reflect on the facts that emerge from their daily lives provide them conditions to do implementation of common sense to scientific knowledge. And if it really is possible, how this action can contribute for the man realize himself as completion as a historical responsible for the transformation of society. To observe and analyze this problem, besides the literature about Paulo Freire´s assumptions and other authors who comment about the subject, it was proposed to build a terrarium with the students. So from the daily interaction and observation performed by the students and teacher, was generated data from exploratory research. So, it was concluded that the pedagogical work that has as starting point the students' prior knowledge, through activities that allow them to observe and experience providing moments of collective reflection, exchange of knowledge among all those involved in the learning process, mediated by a methodology based on dialogue and questioning, provides students the conditions for the building of necessary tools for the total exercise of citizenship, among, the minimum basic training in science is required.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21931
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2011_1_24.pdf237,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.