Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21915
Título: Biodiversidade e interferência humana
Autor(es): Siqueira, Francisca Kelly Aparecida
Orientador(es): Sarmento, Luiz Alberto Vieira
Palavras-chave: Impacto ambiental - Avaliação
Natureza - Influência do homem
Desenvolvimento sustentável
Environmental impact analysis
Nature - Effect of human beings on
Sustainable development
Data do documento: 18-Jun-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SIQUEIRA, Francisca Kelly Aparecida. Biodiversidade e interferência humana. 2011. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Atualmente, traça-se um caminho incerto quanto às perspectivas de qualidade e diversidade da vida. Acelera-se o processo de extinção de espécies nem conhecidas, agravando-se o funcionamento dos sistemas ecológicos propiciadores de vida pela ação exploratória do ser humano no ambiente. Impactos decorrentes de tal ação, comprometem o presente e o futuro da geração considerada “geração do conhecimento”; depara-se com recursos naturais escassos, percebe-se que o ser humano, poderá ser a próxima espécie em extinção. O presente trabalho apresenta atividades pedagógicas e experimental, realizada com alunos de 5ª e 6ª séries do Colégio Estadual Monjolinho – Ensino Fundamental e Médio, município de Ortigueira, clientela provinda do meio rural, muitos sem energia elétrica o que dificulta o acesso às informações. Tais atividades ocorreram com a finalidade de conscientizar acerca da discussão de questões relativas aos impactos causados ao meio ambiente e aos sistemas ecológicos, a importância da biodiversidade para todos os sistemas ecológicos, situando-o no contexto econômico social e histórico, tendo como atividade prática experimental, a revegetação da área escolar com espécies de plantas nativas da região, incutindo valores voltados a educação ao desenvolvimento sustentável. Com tais atitudes, tanto abordadas de forma teórica ou experimental, espera-se a promoção de uma sociedade inclusiva, inovadora, capaz de resgatar a consciência e salvar a extinção da própria espécie humana.
Abstract: Nowadays an uncertain path is written about the prospects for quality and diversity of life. The process of the extinction of unknown species grows fast damaging the behavior of the ecological systems that provides the life by the human being exploration on the environment. The resulting impact of this action prejudice the present and future of the generation considered "knowledge generation" facing with scarce natural resources. We realize that human beings may be the next extinct species. This present paper shows educational and experimental activities accomplished with 5th and 6th degree students of Monjolinho’s Elementary and Middle State School in the city of Ortigueira with students that comes from rural areas where there’s no electricity in several homes that difficult the access to the information. These activities occurred in order to raise awareness about the discussion of issues related to the impacts on the environment and ecological systems and its importance for the biodiversity putting it in the social, economical and historical context having the experimental practical activity of the replanting of the school’s area with native species of the region adding education for sustainable development values to the students. With the attitudes approached theoretical and experimental is expected the development of an including and innovative society that could be able to rescue the awareness and save the extinction of the human species.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21915
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_59.pdf6,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.