Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21905
Título: Saber empírico e a evolução do homem: aliar ao saber científico
Autor(es): Pereira, Taciana Fernanda Andrade
Orientador(es): Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de
Palavras-chave: Evolução social
Relações humanas
Ensino
Social evolution
Interpersonal relations
Teaching
Data do documento: 13-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREIRA, Taciana Fernanda Andrade. Saber empírico e a evolução do homem: aliar ao saber científico. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A teoria da evolução é um assunto que gera dúvidas e inquietações, desde os primeiros estudos até os mais recentes o homem sempre buscou respostas para a origem da vida e a sua evolução. O tema se faz presente no cotidiano dos alunos através de filmes, desenhos e documentários, despertando o interesse dos mesmos. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) apresentam como proposta para o ensino básico que o professor resgate os conhecimentos prévios e organize conteúdos em torno de temas vinculados à vivência dos alunos. O objetivo do presente estudo foi explorar e problematizar em parceria com os alunos, questões que envolviam as razões da evolução humana na Terra, tornando a sala de aula um campo propício à reflexão. A pesquisa de campo foi realizada com 54 alunos do Ensino Fundamental, ciclo II, 7º ano. A realização foi através da sensilibização do tema, abordagem do saber empírico, exploração da criatividade através de desenhos e questionário contextualizado opinativo. Os resultados mostraram que os alunos em sua maioria não se sentem confiantes a debater suas ideias oralmente, porém conseguiram se expressar através de desenhos. Verificou-se que 90% dos alunos reconhecem a teoria da evolução estabelecendo paralelos com a sua vida, 87% dos alunos acreditam que viver em sociedade representa vantagens para a sobrevivência e perpetuação humana e 89% dos alunos estabeleceram relação entre os desequilíbrios ecológicos e a evolução humana. Esses resultados mostram à importância de se trabalhar a teoria evolucionista na escola de forma contínua, abrangente e integrada com as demais disciplinas.
Abstract: This work had as thematic the human’s theory of evolution, which since the first researches until the most recent studies generate doubts and concerns while Humans have always sought answers to the life origin and it´s evolution. The subject is recurrent in the life of the students through the movies, cartoons and documentaries, causing them concern. The National Curriculum Guidelines (DCNs) features as proposal to the elementary school that the teacher rescue the prior knowledge and organizes the contents around themes related to the experience of the students. The aim of this study was to explore and discuss in partnership with students, issues involving the reasons of human evolution on Earth, making the classroom an environment conducive to reflection field. The field research was conducted with 54 elementary school students (Cycle II, 7th year). The achievement was by raising awareness of the issue, empirical approach of knowledge, exploration of creativity through drawings and questionnaire opinionated contextualized. The results showed that the most part of the students don’t feel confident to discuss their ideas orally, but they could express themselves through drawings. It was found that 90% of the students recognize the theory of evolution by establishing parallels with his life, 87% of students believe that living in society represent advantages for human survival and perpetuation, and 89% of the students established relationships between ecological imbalances and the human evolution . These results demonstrate the importance of working evolutionary theory in school continuously, in an accordance embracing and integrated way with other disciplines.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21905
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_83.pdf626,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.