Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21887
Título: A importância de aulas experimentais no ensino de química
Autor(es): Rebelato, Maria Camila
Orientador(es): Friedrich, Leidi Cecilia
Palavras-chave: Educação - Métodos experimentais
Aprendizagem experimental
Química - Experiências
Education - Experimental methods
Experiential learning
Chemistry - Experiments
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: REBELATO, Maria Camila. A importância de aulas experimentais no ensino de química. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática mensurar e discutir a importância de experimentos nas aulas de Química do Ensino Médio. Mostrar que através desta realização os alunos podem se aproximar compreender e acima de tudo de tudo minimizar o impacto negativo que esta disciplina traz aos alunos. Com a experimentação os alunos terão a articulação de teoria e prática com experimentos de baixo custo envolvendo situações problemas do cotidiano. A Atividade prática ocorre no manuseio e transformação de substâncias nos laboratórios e nas indústrias, quando então se trabalha em nível macroscópico, isto é, em coisas visíveis, enquanto a atividade teórica se verifica quando se procura explicar a matéria, em nível microscópico. A realização de experimentos apresenta uma ferramenta para articulação da teoria e prática, porém ela por si só não garante total aprendizado significativo, porque requer a mediação do professor, orientando na pesquisa as explicações e fatos apresentados; gerando assim em nova situação de desafio.
Abstract: This work was thematic measure and discuss the importance of experiments in high school chemistry class. Show that through this realization students can approach understanding and above all everything minimize the negative impact that this course brings students. Through trial students will have the theory of articulation and practice with low-cost experiments involving everyday problems situations. The practice activity occurs in the handling and processing of substances in laboratories and industries, when it is working on a macroscopic level, that is, visible things as theoretical activity occurs when one tries to explain the matter at the microscopic level. Conducting experiments presents a tool for the theory and practice joint, but it alone does not guarantee meaningful learning because it requires the mediation of the teacher, guiding research the explanations and facts presented; thus generating in new challenging situation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21887
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_57.pdf600,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.