Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21863
Título: | Microbiologia no ensino fundamental: uma prática para enxergar o invisível |
Autor(es): | Freire, Renan Silva |
Orientador(es): | Periotto, Fernando |
Palavras-chave: | Microbiologia Prática de ensino Ensino - Meios auxiliares Microbiology Student teaching Teaching - Aids and devices |
Data do documento: | 29-Nov-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FREIRE, Renan Silva. Microbiologia no ensino fundamental: uma prática para enxergar o invisível. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática o ensino de Microbiologia no ensino fundamental, buscando analisar como as aulas práticas podem auxiliar no processo de ensinoaprendizagem, uma vez que tal assunto tende a ser dificultoso pela quantidade de abstração. Assim, esse trabalho fez uso de maquetes, meios de cultura, microscópio e pesquisa de campo como ferramentas pedagógicas para o desenvolvimento do tema, além de questionários para avaliar o conhecimento anterior e posterior dos alunos, relacionado à Microbiologia. Contudo, observou-se que os alunos se mostraram mais interessados, curiosos, participativos e cooperativos com as atividades experimentais, gerando um bom aproveitamento, que pode ser observado nas respostas do questionário posterior as atividades. Apesar da ausência de um grupo controle, verificou-se que os alunos tiveram um bom desenvolvimento do tema, pois a abstração deu lugar para o concreto observável, o que facilita o aprendizado do aluno. |
Abstract: | This work was subject teaching Microbiology in elementary school, trying to analyze how the practices classes can help in the teaching-learning process, since this issue tends to be bad for the amount of abstraction. Thus, this study made use of models, culture media, microscope and field research as teaching tools for the theme in development, and questionnaires to assess the previous and posterior knowledge of the students, related to microbiology. However, it may be noted that students were more interested, curious, participatory and cooperative with the experimental activities, generating a good improvement, which can be observed in the answers of the later survey activities. Despite the absence of a control group, it can be noted that the students had a good development of the subject, because the abstraction gave way to observable concrete, which facilitates student learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21863 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_ENSCIE_II_2014_71.pdf | 569,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.