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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21834
Título: | Adolescência e sexualidade no ensino fundamental |
Autor(es): | Carvalho, Fernanda Gonçalves de |
Orientador(es): | Mendonça, Saraspathy Naidoo Terroso Gama de |
Palavras-chave: | Adolescentes - Comportamento sexual Educação sexual Sexo - Diferenças (Educação) Teenagers - Sexual behavior Sex instruction Sex differences in education |
Data do documento: | 13-Dez-2014 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | CARVALHO, Fernanda Gonçalves de. Adolescência e sexualidade no ensino fundamental. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. |
Resumo: | Este trabalho foi elaborado numa linha de pesquisa realizada com alunos de uma escola municipal, estendendo-se aos pais dos alunos com o objetivo de se propiciar aos adolescentes e aos pais uma comunicação mais clara e objetiva quanto aos questionamentos sobre a adolescência e sexualidade, pois, no mundo atual, acredita-se que estes assuntos já não deveriam ser vistos como tabu, porém, não é simples como parece, existe muita falta de informação, e, parte desta desinformação está relacionada com a timidez em lidar com o assunto e a falta de diálogo. Através dos resultados obtidos com a pesquisa, concluiu-se que os adolescentes não possuem diálogo com seus pais, dificultando assim a comunicação e o esclarecimento de dúvidas que surgem ao longo de suas vidas. Houve também bastante entusiasmo e curiosidade quando o assunto adolescência e sexualidade foram lançados para a discussão, pois, segundo as pesquisas realizadas mediante questionários, os adolescentes demonstraram interesse e necessidade em manter um relacionamento mais próximo de seus pais, ou seja, dialogar sem formalidade. Entende-se então, que até o momento da realização da pesquisa, a escola era a única responsável por transmitir o conhecimento e o esclarecimento de dúvidas que surgem na fase da adolescência, observando-se que os pais permaneciam distantes e se resguardando, ao invés de realizar sua efetiva colaboração na parte da educação sexual, que também faz parte de seu papel como pais. |
Abstract: | This work was done in a survey conducted with students in a municipal school, and extending it to parents. The goal was to provide teens and parents a clearer and more objective communication, regarding questions about adolescence and sexuality communication, because in today's world, it is believed that these issues should no longer be seen as a taboo, however, it is not as simple apparently, there is a lot of lack of information and misinformation and this is related to shyness in dealing with the issue and the lack of dialogue. The results of the survey found out that adolescents do not have dialogue with their parents, making it difficult to communicate and clarify questions that arise throughout their lives. There was also a lot of enthusiasm and curiosity when issues about adolescence and sexuality were released for discussion, because, according to the research conducted through questionnaires, adolescents demonstrated interest and need to maintain a closer relationship with their parents, or talk without formality. Then it is understood that by the time of conducting the survey, the school was responsible for transmitting knowledge and clarify questions that arise in adolescence, parents, presented themselves very distant and protected themselves against the dialogue about sexuality, instead of performing their effective collaboration about sexual education, which is also part of their role as parents. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21834 |
Aparece nas coleções: | MD - Ensino de Ciências |
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