Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21825
Título: O ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): estudo de caso de Rio Claro - SP
Autor(es): Perez, Carlos Martinez
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Aprendizagem de adultos
Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Adult learning
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PEREZ, Carlos Martinez. O ensino de ciências na educação de jovens e adultos (EJA): estudo de caso de Rio Claro - SP. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o Ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola da cidade de Rio Claro/SP, analisando os aspectos metodológicos e a estrutura física da escola, a atuação do professor e a percepção dos alunos com relação a essa disciplina. Para tanto, foram preparadas três entrevistas que foram aplicadas a dez alunos e ao professor da disciplina. Foi também apresentado um breve histórico da EJA no Brasil, seu panorama atual e o desenvolvimento do Ensino de Ciências no Brasil e nessa modalidade de ensino. Os resultados mostram que os alunos não puderam estudar na idade apropriada por causas relacionadas ao trabalho e à família, mas que agora têm tempo e disposição para buscar a qualificação escolar. A disciplina de Ciências é apreciada pelos alunos, assim como o professor, que a despeito de sua pouca experiência, que transparece na falta de um entendimento mais abrangente no tocante à diversidade dos mundos sociais e às diferenças socioculturais dos alunos, tem uma qualificação acima da necessária para o trabalho docente.
Abstract: This work had as thematic the Teaching of Science in Youngster and Adult Education (EJA) in a school in the city of Rio Claro-SP, analyzing the methodological aspects and the physical structure of the school, the teacher performance and the students’ perception with relation to this discipline. To this end, three interviews that were applied to ten students and to the teacher were prepared. It was also presented a brief history of EJA in Brazil, its current situation and the development of science education in Brazil and in this teaching modality. The results show that the students could not study at an appropriate age due to aspects related to work and family, but they now have the time and willingness to seek educational qualification. The discipline of Science is appreciated by the students as well as the teacher, who despite his inexperience, which is reflected in the lack of a more comprehensive understanding regarding the diversity of social worlds and the social and cultural differences of students, has a qualification above needed for teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21825
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_11.pdf489,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.