Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21821
Título: Planejamento escolar aplicado ao ensino de ciências na EJA nas regiões de periferia do interior paulista
Autor(es): Celeghini, Willian
Orientador(es): Schutz, Fabiana Costa de Araújo
Palavras-chave: Educação de adultos
Planejamento educacional
Ciência - Estudo e ensino
Adult education
Educational planning
Science - Study and teaching
Data do documento: 24-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CELEGHINI, Willian. Planejamento escolar aplicado ao ensino de ciências na EJA nas regiões de periferia do interior paulista. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática identificar e comprovar a viabilidade do sistema de ensino implantado recentemente pelo governo do estado de São Paulo, em algumas cidades do seu interior, onde visa atender uma antiga demanda de alunos, professores e sociedade em geral com uma proposta pedagógica inovadora que reconheça as especificidades do público jovem e adulto considerando sua vivência e experiência, sendo gradativamente implantado um novo material pedagógico, que foi elaborado com o intuito de colaborar na organização do processo tanto de ensino quanto o de aprendizagem, ajudando o professor a contextualizar as temáticas propostas. O material analisado traz como base a idéia de estabelecer um diálogo entre professor e aluno, visando apoiar, subsidiar e ampliar as possibilidades de construção do conhecimento junto aos estudantes auxiliando na articulação dos conteúdos propostos em cada disciplina, tendo como eixo norteador o mundo do trabalho. Como as metodologias atuais estavam difíceis de ser absorvido pelos estudantes, devido ao conteúdo estar fora de seu cotidiano, foi desenvolvido um material que visa buscar o ensino de forma atraente e que faz ligações com o seu dia a dia, e com seu trabalho, todo conteúdo analisado é discutido através de uma linguagem de fácil entendimento e adaptação que valoriza todo o conhecimento pré-adquirido pelo aluno durante toda sua vivência. Tendo como objetivo analisar através de uma revisão de literatura com ênfase atrelada à pesquisa de campo sendo possível determinar o quão satisfeito encontram-se os discentes atingidos por este projeto, especificamente na disciplina de Ciências, envolvendo os alunos em uma pesquisa de satisfação onde questões relacionadas tanto a conteúdos, quanto a carga horária e formas de trabalho aplicado no decorrer do semestre letivo foram abordados. Todo curso, incluindo apostilas do aluno e professores, vídeos, sites de interação e visitas periódicas dos organizadores teve sua origem embasada em um programa de qualificação profissional, hoje denominado Via Rápida Emprego pelo governo estadual, ainda como parte integrante deste trabalho onde se faz justo servir de base para futuras áreas de desenvolvimento e pesquisa.
Abstract: This study was to identify themes and prove the feasibility of the educational system recently implemented by the state government of São Paulo , in some cities of the interior, which aims to meet an old demand of students , teachers and society in general with a pedagogical innovation that recognizes the specifics of the young and adult considering his experience and expertise , being gradually implemented a new teaching material , which was prepared with the intention to collaborate in the organization of the educational process as much as learning by helping teachers to contextualize the issues proposals . The analyzed material has as base the idea of establishing a dialogue between teacher and student , to support , subsidize and extend the possibilities of constructing knowledge with students assisting in articulating the contents offered in each discipline , and are guided by the world of work . As the current methodologies were difficult to be absorbed by students , due to the content being out of their daily life, we developed a material that aims to seek education in an attractive and making connections with your day to day , and their work , all content analysis is discussed through a language easy to understand and adapt that values the pre - knowledge acquired by the student throughout their experience. Having to analyze through a literature review with emphasis tied to fieldwork being possible to determine how satisfied are the students affected by this project , specifically in Science courses , engaging students in a satisfaction survey where issues both the content , as the workload and ways of working applied during the semester were addressed. Every course , including student and teacher handouts , videos , sites of interaction and periodic visits organizers had its origins grounded in a professional training program, now called Fast Track Employment by the state government , even as part of this work where it is fair serve as a basis for future areas of research and development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21821
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_104.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.